Conheça os benefícios e perigos da Graviola para sua saúde

Por:
Categoria : Saúde | 29/07/2016 | 62 comentários

Print Friendly, PDF & Email

A graviola (Annona muricata) é uma fruta tropical originária da América Central, principalmente das ilhas caribenhas, no Brasil é muito comum na região norte do país, pois prefere climas quentes e úmidos, daí o fato de ser conhecida também como Jaca do Pará ou Jaca de pobre.

Os povos indígenas e os povos antigos da América Central utilizam amplamente a graviola para fins medicinais. Seu uso vai além do fruto, que é nutricionalmente muito rico (ver tabela abaixo), eles costumam utilizar também sementes, raízes e folhas para a produção de chá.

Composição da graviola (Annonamuricata)

Graviola (Fruto – 100g) Quantidade por porção (100g)
Calorias 66 kcal
Água 82,8 g
Proteína 1,00 g
Gorduras 0,97 g
Carboidratos 14,63 g
Fibras 3,3 g
Cálcio 14 mg
Fósforo 27 mg
Potássio 278 mg
Ferro 0,64 mg
Tiamina 0,11 mg
Riboflavina 0,05 mg
Niancina 1,28 mg
Ácido Ascórbico 20,6 mg

Como podemos ver na tabela, a graviola é rica em água, o que auxilia na hidratação e a torna um diurético natural, principalmente pelo baixo teor de sódio presente na fruta.

Ela possui poucas calorias, pouquíssimas gorduras e proteínas, o que faz com que a considere ideal para dietas, mas essa afirmação é muito perigosa visto que ela possui muitos carboidratos no formato de açúcares, principalmente a frutose e glucose.

Também é uma importante fonte de Vitaminas do Complexo B, Vitamina C, potássio, fósforo e cálcio.

Usos populares (sem comprovação científica)

A graviola ou annona muricata é utilizada popularmente para tratar doenças de estômago e como anti-helmíntico (vermes).
Alegam ainda que o chá de suas folhas induz o sono e combate a diabetes.
Também é utilizado popularmente como antisséptico e no tratamento de ferimentos cutâneos.

Uso medicinal (com comprovação científica)

Há pesquisas, no entanto, que demonstram que a Graviola possui diversas propriedades que são benéficas à saúde humana.
A sua propriedade anti-helmíntica (combate de vermes), antifúngica, anti-inflamatória e antimicrobiana já foram comprovados.
Também está comprovada a sua eficiência no combate ao piolho através de um extrato a partir de uma composição com arruda, graviola e fruta do conde.

A graviola e o câncer

Uma das propriedades mais polêmicas seria o seu uso contra o câncer. Alguns estudos indicam que a graviola possui um efeito citotóxico 10.000 vezes maior que a adriamicina, usada como fármaco de referência no tratamento de diversos tipos de câncer, e por este motivo estaria sendo utilizada como prevenção e tratamento do câncer. Essa informação está presente de forma intensa na internet, mas é preciso muito cuidado, pois os testes foram realizados apenas em camundongos.

Um experimento realizado em laboratório no Centro Universitário de Patos de Minas por Nepomuceno e Silva (2011) concluiu que a graviola, por apresentar alta citotoxicidade, não deve ser usada como preventivo para o câncer. No entanto, caso a doença já esteja estabelecida, a graviola poderá ser utilizada no tratamento, visto que diminui a frequência de tumores no organismo. Agindo assim como um coadjuvante no tratamento, não devendo ser utilizado como substituto aos tratamentos já estabelecidos pela medicina.

Cuidados especiais para o consumo de Graviola (fruta e chá)

Importante: as informações abaixo referem-se ao consumo da fruta e do chá. O consumo do extrato seco de graviola na forma de cápsulas ou de suplemento vitamínico líquido não apresenta risco à saúde desde que consumido conforme sugestão de uso do fabricante.

Hipotonia (pressão baixa): O consumo da graviola pode levar a redução da pressão arterial. Pessoas que possuem tendência a redução da pressão arterial precisam ingerir de forma moderada a fruta já que ela é rica em água e possui pouco sódio.

Diabéticos: O consumo também deve ser moderado e acompanhado por uma nutricionista já que a fruta é rica em frutose e glucose, açúcares naturais que podem elevar rapidamente a glicemia, mesmo a fruta, como um todo apresentando um índice glicêmico considerado baixo. O uso do chá das folhas da graviola para controle da glicemia também não possui comprovação científica.

Toxicidade: O consumo do chá das folhas pode levar a intoxicação.

Consumo em excesso: O consumo em excesso do fruto está relacionado ao risco de doenças neurodegenerativas similares ao Parkinson. Estudos indicam que se um adulto consumir uma fruta por dia, diariamente, durante um ano, pode apresentar lesões cerebrais similares a pesquisa realizada em camundongos.

Referências
SCHAUSS, Alexander G. Soursop (Annonamuricata L.): Composition, nutritionalvalue, medicinal uses, andtoxicology. BioactiveFoods in Promoting Health: FruitsandVegetables., Publisher: Academic Press: Oxford, Editors: Watson RR, andPreedy V, pp.621-643.
MORONI, Raquel B; MORONI, Fabio; Bezerra, Fhabianne. Pesquisa da atividade repelente e fumigante dos extratos vegetais: graviola, fruta do conde e arruda contra Pediculus capitis. Sociedade Entomológica do Brasil. 2012.
NEPOMUCENO, Julio C; SILVA, Lívila M. Efeito modulador da polpa da graviola (Annonamuricata) sobre acarcinogenicidade da mitomicina C, avaliado por meio do teste  para detecção de clones de tumor (warts)  em Drosophilamelanogaster. PERQUIRERE Revista do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão | ISSN: 1806‐6399   Patos de Minas: UNIPAM, n. 8, vol. 1, jul. 2011, pp. 80‐94
BARATA, L.E.S et al. Plantas Medicinais Brasileiras.IV. Annonamuricata L. (Graviola). Revista Fitos Vol.4 Nº01 março 2009.

Leia Também

10 E-books Gratuitos para quem busca uma vida saudável Em comemoração ao Dia Nacional do Livro separamos uma lista com 10 e-books gratuitos que irão te ajudar a ter uma vida mais saudável! Eles estão disponíveis gratuitamente (em outubro de 2018) na Amazon e você não precisa ter um Kindle para...
Qual a máscara de argila ideal para sua pele? Normalmente a pele do rosto possui características diferentes da pele das demais partes do corpo, ela fica mais exposta ao sol (raios UV’s), recebe mais agentes químicos (cremes e maquiagem), além do contato com a poluição (principalmente s...
Não perca a Luta Contra o Câncer de Mama para uma “Fake News” O Outubro Rosa é o mês de prevenção e luta contra o câncer de mama. Junto com a popularização dos celulares, redes sociais e toda a facilidade que a internet nos trouxe, estamos diante de outro grave problema: as Fakes News que atingem tamb...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Comentário (62)

  1. postado por Adriana em 18/03/2017

    Boa noite, minha mãe faz o uso da cápsula da graviola e também faz a quimioterapia, a pressão arterial ando alterada ela toma 3capsula no dia será que é por isso a alteração da pressão, ela tem 75 anos o que devo fazer. 

     

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 20/03/2017

      Olá Adriana!

      A sugestão de uso é de 2 cápsulas ao dia, após a principal refeição, mas aconselhamos a consulta com o médico para informar a alteração da pressão.

      Estamos à disposição 😉

    • postado por Antonio em 12/07/2017

      Bom dia !

      Fiz cirurgia de cancer de prosteta já vai fazer 4 anos, fiz 35 cessões de radioterapia e hormonioterapia , estou muito bem , me ensinaram tomar o chá da folha de graviola e já estou tomando, não senti nenhuma reação , poço continuar fazendo o cha e tomando?

      • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 14/07/2017

        Olá Antonio,

        Trabalhamos apenas com a graviola em cápsulas, que é o extrato seco do fruto de graviola e vitaminas.
        É preciso muito cuidado com a quantidade e constância da ingestão da fruta, do chá de cascas e do chá da folha. Não há pesquisas que indicam a quantidade de folhas a serem utilizadas ou quantidade de chá, apenas anotações científicas que indicam que ela pode causar náusea, vômito ou diarréia quando consumida em excesso.

        Aconselhamos sempre a consultar o seu médico.

        Estamos à disposição 😉

        • postado por leuda de Moura em 19/08/2017

          Senhores,
          Vi nos comentários que só recomendam as capsulas de graviola? que não existem estudos científicos sobre alguns benefícios que ela traz. Olha, o estudo científico SOU EU. Tomo somente o chá porque é NATURAL E NÃO PASSA POR NENHUM PROCESSO HUMANO. Impressionante os benefícios que tenho adquirido com este MILAGROSO CHÁ.
          Se eu não tomasse omeprazol ou ranitidina todos os dias, morria de azia!!!! Como omeprazol traz graves consequencias para o cérebro, passei a tomar capsulas de zedoária, mas ainda assim a azia me atacava! Foi então que minha irmã que também tem uma séria gastrite, e vivia a base de omeprazol,muito mais “viciada” do que eu, começou a tomar o cha das folhas de graviola, e ficou maravilhada com o resultado!! Passei então a tomar e alem de ter ficado livre da insonia, o maravilhoso e MILAGROSO chá, combate com eficiencia a minha desagradável azia.
          Recomendo a todos que sofre deste mal da gastrite, tome o chá e nunca mais precisará destas DROGAS farmacêuticas.

          • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 21/08/2017

            Olá Leuda,

            Agradecemos o seu comentário.

            As informações que passamos foram baseadas em anotações científicas, onde indicam que o chá de cascas e da folha quando consumidos em excesso pode causar náusea, vômito ou diarreia. Também está relacionado ao risco de doenças neurodegenerativas similares ao Parkinson.

            Que bom que para você só fez bem!

            Trabalhamos apenas com o extrato seco de graviola na forma de cápsulas, por isso recomendamos, que também é natural e não apresenta risco à saúde desde que consumido conforme sugestão de uso do fabricante.

            Estamos à disposição 😉

             
        • postado por Nesia Vieira de melo em 24/04/2018

          Estou tomando o chá da folha da graviola. Por quanto tempo posso fazer uso desse chá?

      • postado por Tania em 09/05/2018

        Minha cunhada teve câncer de mama e comia a frita 3 vezes por semana. Está curada.

        • postado por Maria Teresa Santos S. da Silva em 12/05/2018

          Olá! Podia dar-me mais alguns pormenores. Tenho cancro de mama – carcinoma ductal invasivo , vou fazer seis mesesde quimio e foi-me aconselhado tomar 2 cápsulas por dia. Obrigado.

      • postado por Hulda Lima em 31/10/2018

        meu esposo teve câncer de próstata , estava no nível 6, tudo preparado para cirurgia e na hora ele desistiu e preferiu fazer um tratamento alternativo. Ele toma o chá de graviola casado com ipê roxo e é claro mudou a alimentação, não come carne vermelha nem embutidos, nada de gorduras, sempre compro a fruta da graviola e está sempre tomando um suco de graviola.Antes eu não tinha a folha pra fazer o chá então ele tomava as cápsulas de graviola antes das principais refeições. Recebi de um médico a dica de que o chá da folha de graviola casado com o ipê roxo combate qualquer câncer desde que esteja até o nivel 6. compro o ipê em lojas de produtos naturais. O ipê são lascas do caule, primeiro eu fervo 2 colheres de lascas de iPê em um litro d”água depois que ferver a aguá fica meio roxa aí coloco as folhas de graviola.em seguida tampo a panela.(são 10 a 12 folhas que eu coloco no chá). Ele estava acabado e magérrimo, agora ele está bem recuperou a cor, isto é está corado e forte. Só tem um detalhe: ele não quer fazer os exames pra ter a certeza da cura. Aqui no meu Estado muitas pessoas fazem uso desse chá.

  2. postado por Fabio em 02/04/2017

    Boa noite. 

    Estou pesquisando sobre a toxicidade da farinha da casca da graviola, mas não encontrei nenhuma informação concreta a respeito disso. Não estou falando da farinha industrializada, mas sim da possibilidade de utilizá-la de forma caseira em um prato. Por acaso vocês teriam alguma informação concreta a respeito disso ou poderiam indicar uma fonte onde eu possa pesquisar? 
    Desde já, agradeço.
     

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 04/04/2017

      Olá Fabio!

      Infelizmente não podemos ajudar, pois não temos informações concretas sobre este assunto para te passar.

      Estamos à disposição 😉

  3. postado por cida em 26/04/2017

    Bom dia ! pesquisei sobre o cha de folhas de graviola  ,e vi suas utilidades .

    Sera que posso fazer uso do cha  por prevenção  por algumas vezes ou não ?

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 27/04/2017

      Olá Cida,

      A graviola é uma fruta e possui sim muitos benefícios, mas como diz o ditado “a diferença entre o remédio e o veneno é a dose”. É preciso muito cuidado com a quantidade e constância da ingestão da fruta, do chá de cascas e do chá da folha. Não há pesquisas que indicam a quantidade de folhas a serem utilizadas ou quantidade de chá, apenas anotações científicas que indicam que ela pode causar náusea, vômito ou diarréia quando consumida em excesso.
      A maior preocupação, e por isso o alerta, é que em países da América Central onde a fruta e seu chá é muito consumido, há maior incidência de doenças neurodegenerativas, como o Mal de Parkison, pois ela apresenta alta citotoxicidade, ou seja, ela pode “matar” células, daí a especulação de que ela ajudaria a combater as células cancerígenas.

      Estamos à disposição 😉

    • postado por SASDELLI em 15/06/2017

      OLA!! COMO PREVENÇÃO A VARIAS DOENÇAS POSSO TOMAR CHÁ DAS FOLHAS DA GRAVIOLA, UM COPO DE 300ML POR HORA?

       

      • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 16/06/2017

        Olá Sasdelli,

        Trabalhamos apenas com a graviola em cápsulas, que é o extrato seco do fruto de graviola e vitaminas.

        É preciso muito cuidado com a quantidade e constância da ingestão da fruta, do chá de cascas e do chá da folha. Não há pesquisas que indicam a quantidade de folhas a serem utilizadas ou quantidade de chá, apenas anotações científicas que indicam que ela pode causar náusea, vômito ou diarréia quando consumida em excesso.

        Aconselhamos sempre a consultar o seu médico.

        Estamos à disposição 😉

      • postado por Jose luiz em 12/12/2017

        Amigo essa eu ti respondo, de hora em hora é muita coisa, minha opinião seria 3x ao dia um copo uns minutos antes de cada refeição, tipo as 7 as 12 e as 19 horas e junto, mais feito separado, casca de ipê roxo, este tem que ser pouco, meio copo. Se caso sentir algo pare um pouco ou reduz a quantidade, mais antes do chá colocar Deus em primeiro lugar.

  4. postado por carlos donizete em 12/05/2017

    olá boa tarde .

    minha esposa descobriu cancer no reto vai fazer radio e quimi, e esta tomando cha da folhas da graviola um litro durante o dia ate a noite e esta dando muito sono, será que ta fasendo mal ou teria que diminuir as doses.

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 15/05/2017

      Olá Carlos,

      Trabalhamos apenas com a graviola em cápsulas, que é o extrato seco do fruto de graviola e vitaminas.

      É preciso muito cuidado com a quantidade e constância da ingestão da fruta, do chá de cascas e do chá da folha. Não há pesquisas que indicam a quantidade de folhas a serem utilizadas ou quantidade de chá, apenas anotações científicas que indicam que ela pode causar náusea, vômito ou diarréia quando consumida em excesso.

      Aconselhamos sempre a consultar o seu médico.

      Estamos à disposição 😉

  5. postado por Cátia em 28/05/2017

    Olá,boa noite! Minha filha de 9 anos gosta  muito de consumir graviola,mas não sabia q funcionava como anti-helmíntico. Ela queria saber se vcs poderiam informa-lá se  as vermes são expulsas do organismo inteiras ou em decomposiçao? Rsrs…desde já agradeço!

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 01/06/2017

      Olá Cátia!

      Podem ser eliminados das duas maneiras, sendo que normalmente eles morrem e entram em decomposição misturando-se às fezes.

      Estamos à disposição 😉

  6. postado por claudia em 14/06/2017

    Olá

    Gostaria de saber se o suco da graviola é ácido, e se tem algum beneficio para quem tem poblemas de estomago, como gastrite?

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 16/06/2017

      Olá Claudia,

      Trabalhamos apenas com a graviola em cápsulas, que é o extrato seco do fruto de graviola e vitaminas.

      A graviola é utilizada popularmente para tratar doenças de estômago e como anti-helmíntico (vermes).  
      É preciso muito cuidado com a quantidade e constância da ingestão da fruta, do chá de cascas e do chá da folha. Não há pesquisas que indicam a quantidade de folhas a serem utilizadas ou quantidade de chá, apenas anotações científicas que indicam que ela pode causar náusea, vômito ou diarréia quando consumida em excesso.

      Aconselhamos sempre a consultar o seu médico.

      Estamos à disposição 😉

  7. postado por Adelaide Bastos em 23/06/2017

    Boa noite tive cancro de mama maligno já 3 anos e gostaria de saber se posso tomar o suco de Graviola  Super Ox teem na composição selénio e vitamina C mais Magustao  soube de vários casos de sucesso em pessoas que tiveram reencidencia do novamente do câncer ke já tinham tido e com este suco desapareceu tudoe tb e bom na asma brônquica e nas articulações  e artrose eu tenho isso tudo  é. mandaram me tomar 25 ml  2 × ao dia  de me PF a sua opinião se é demais  pois li a sua opinião sobre as contra  indicações  há e p meu marido tb tem diabetes tipo 2  o meu obrigado Adelaide Bastos

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 26/06/2017

      Olá Adelaide,

      Trabalhamos apenas com a graviola em cápsulas.

      Neste caso, aconselhamos entrar em contato com o fornecedor do produto para verificar a sugestão de uso, pois desconhecemos a marca.

      As informações do artigo referem-se a quantidade e constância da ingestão da fruta, do chá de cascas e do chá da folha, pois quando consumida em excesso pode causar náusea, vômito ou diarréia.

      Consulte sempre o seu médico.

      Estamos à disposição 😉

  8. postado por FABIANA FAVORETTO VANDERLEY em 24/06/2017

    BOM DIA, MEU MARIDO ESTÁ FAZENDO TRATAMENTO DE UM CANCER CEREBRAL E COMEÇOU A CONSUMIR A CAÁPSULA DE GRAVIOLA DE 1000 MG, ESTÁ TOMANDO 1 POR DIA QTO TEMPO COMEÇA A TER OS RESULTADOS: OBRIGADA

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 26/06/2017

      Olá Fabiana,

      Sugere-se a ingestão de 2 cápsulas ao dia, após a principal refeição.

      O resultado depende muito de cada pessoa, pois cada organismo reage de uma forma. Normalmente é observado após a segunda semana de uso.

      Consulte sempre o seu médico.

      Estamos à disposição 😉

       

  9. postado por Rodrigo em 05/08/2017

    Minha esposa teve câncer e iniciou sessões de químio em março. Tomei o chá para acompanhá-la sem ter câncer. Depois deste dia passei a sentir a língua queimar ( achei que havia queimado pois ele estava quente). Mas até hoje ela queima, sinto a ardência 24 horas, principalmente na ponta, a saburra fica amarelada e adquiriu fissuras. Já passei em vários médicos e meus exames estão normais. Será que foi efeito do chá? Minha esposa está ótima. Obrigado

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 08/08/2017

      Olá Rodrigo,

      Este sintoma especificamente não parece ser efeito colateral do chá de graviola e sim da temperatura do chá. Quanto às fissuras e a saburra lingual é bem provável que seja ação bacteriana e uma certa dispepsia, podendo apresentar até mal hálito. Se você tem problema digestivo sugerimos o uso do Amargun: http://www.lojarelvaverde.com.br/amargun (3x ao dia), raspagem da saburra em todas as escovações dos dentes, em farmácias você encontra um raspador de língua, é bem prático e mais eficiente que a escova comum e finalmente pingar extrato de própolis na língua: http://www.lojarelvaverde.com.br/extrato-de-propolis.

      Consulte sempre o seu médico.

      Estamos à disposição 😉

  10. postado por cleiton aparecido da silva em 25/08/2017

    boa tarde quantas vezes por semana posso tomar o cha de graviola

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 29/08/2017

      Olá Cleiton,

      Não há pesquisas que indicam a quantidade de chá e a frequência a ser consumido. A graviola é uma fruta e possui muitos benefícios, mas é preciso muito cuidado com a quantidade e constância da ingestão da fruta, do chá de cascas e do chá da folha, pois há anotações científicas que indicam que ela pode causar náusea, vômito ou diarreia quando consumida em excesso.

      Estamos à disposição 😉

  11. postado por Drieli em 21/09/2017

    Bom dia gostaria de saber se a capsula da graviola pelo menos uma vez ao dia é contra indicado para gestante de 5 meses.

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 27/09/2017

      Olá Drieli,

      De acordo com o fabricante, gestantes, nutrizes (mães que amamentam) e crianças até 3 (três) anos, somente devem consumir este produto sob orientação de nutricionista ou médico.

      Estamos à disposição 😉

  12. postado por Vânia Costa em 26/09/2017

    Bom dia o meu pai teve cancro nos intestinos vai fazer dois anos, ja não tem o baço nem o estomago pois ja estava afectado pelo cancro. ja fez muitas operações e agora os medicos nao fazem lhe mais operações porque no sitio onde ja esta não podem remove lo como no pulmão esquerdo e pancreas… ja esta em fase terminal acha que deva de dar lhe graviola?

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 27/09/2017

      Olá Vânia,

      A graviola têm princípios ativos muito bons para a saúde celular e mesmo em estado tão avançado pode trazer algum benefício.

      Aconselhamos sempre a consultar o seu médico.

      Estamos à disposição 😉

  13. postado por ADRIANA ABADIA em 06/10/2017

    pofavor sejam claros tem efeito ou nao essa fruta graviola sobre o cancer

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 09/10/2017

      Olá Adriana,

      De acordo com um experimento realizado em laboratório no Centro Universitário de Patos de Minas por Nepomuceno e Silva (2011), caso a doença já esteja estabelecida, a graviola poderá ser utilizada no tratamento, visto que diminui a frequência de tumores no organismo, agindo assim, como um coadjuvante no tratamento, não devendo ser utilizado como substituto aos tratamentos já estabelecidos pela medicina.

      Consulte sempre o seu médico.

      Estamos à disposição 😉

  14. postado por Luana em 23/10/2017

    Olá! Tenho colite úlcerativa leve no intestino , gostaria de saber se as cápsulas de graviola podem ajudar?

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 06/11/2017

      Olá Luana,

      A graviola não tem função para colite ulcerativa.

      O chá de gengibre é altamente recomendado para quem sofre de colite, pois ajuda a tratar a distensão abdominal, a diarreia e a dor que esta condição pode provocar.

      Também é recomendável aumentar o consumo de maçã e mamão, pois estas frutas contém substâncias que ajudam a aliviar a colite.

      Estamos à disposição 😉

  15. postado por Jefferson em 28/11/2017

    Boa noite, de acordo com o que entendi vocês trabalham com o extrato seco da fruta. Vários relatos acima falam do chá da folha da graviola, tenho um ente querido que foi diagnosticado com tumor maligno no reto há cerca de dois meses, ainda não começou o tratamento pelo SUS, deverá começar daqui a um mês. Gostaria de saber se as cápsulas que vocês comercializam fazem o mesmo efeito do chá e podem trazer resultados similares desde que usados na dosagem recomendada. Antecipadamente agradeço.

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 01/12/2017

      Olá Jefferson,

      A cápsula é composta por extrato seco do fruto de graviola, vitamina C, vitamina B5 e selênio quelato. É considerada uma boa fonte natural de antioxidantes, além de ser rica em compostos bioativos e fitoquímicos, como a acetogenina. Essa substância auxilia na manutenção e construção de um organismo saudável.
      Sugere-se a ingestão de 2 cápsulas ao dia, após a principal refeição.

      O resultado depende muito de cada pessoa, pois cada organismo reage de uma forma.

      Consulte sempre o seu médico 😉

  16. postado por Carla Alexandra Ferreira Alves em 29/11/2017

    olá, tenho uma gastrite crónica á mais de 5 anos, todos os dias em jejum tenho de tomar um protector gástrico, mas mesmo tomando por vezes passo os meus dias com azia,
    foi-me diagnosticado também síndrome de cólon irritável.
    Peço a vossa ajuda para ver se me aconselham a toma das cápsulas de graviola são indicadas para o meu caso

    Grata pela atenção

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 01/12/2017

      Olá Carla,

      A graviola não tem função específica para síndrome de cólon irritável, mas pode ajudar a tratar a gastrite.
      Sugere-se a ingestão de 2 cápsulas ao dia, após a principal refeição.

      Consulte sempre o seu médico.

      Estamos à disposição 😉

  17. postado por wilson rodrigues em 15/12/2017

    Não tenho o rim direito, devido a um carcinoma em 2009, faço acompanhamento com o médico, uma vez por ano. Tenho um pé de graviola em casa e tomo o chá também, para eu não sei dizer se faz bem ou mal…Não senti diferença nenhuma, mas vou continuar fazendo e tomando o chá.

  18. postado por sibelius oliverio em 22/01/2018

    o suco de graviola é bom tambem?

  19. postado por CRISTINA SEPTIMIO DIAS VIEIRA em 06/03/2018

    FAÇO USO DIÁRIO DA FOLHA IN NATURA MISTURADA E CURTIDA NA ÁGUA. MISTURA ESSA QUE VALE PARA 6 DIAS. DEPOIS É NECESSÁRIO TROCAR A ÁGUA E AS FOLHAS NOVAS. É IMPRESSIONANTE O RESULTADO. DESINCHA, ACABA COM A RETENÇÃO DE LÍQUIDOS E GASES, ABRE O INTESTINO, DÁ SONO, ABAIXA O COLESTEROL E DÁ UMA SENSAÇÃO DE LEVEZA AO CORPO. HÁ ALGUMA CONTRA INDICAÇÃO DE CONSUMIR A FOLHA IN NATURA?

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 08/03/2018

      Olá Cristina,

      É preciso muito cuidado com a quantidade e constância da ingestão da fruta, do chá de cascas e do chá da folha. Não há pesquisas que indicam a quantidade de folhas a serem utilizadas ou quantidade de chá, apenas anotações científicas que indicam que ela pode causar náusea, vômito ou diarréia quando consumida em excesso.

      Aconselhamos sempre a consultar o seu médico.

      Estamos à disposição 😉

  20. postado por vanessa aparecida em 13/03/2018

    Gente,estou tomando as capsulas de graviola a uma semana e estou adorando,nao dormia direito com tanta azia,senti o efeito ja no segundo dia de uso,alem de dormir melhor nao tenho mais aquela queimaçao no estomago,recomendo muito pra quem tem gastrite

  21. postado por abigail em 19/04/2018

    ingerir extrato de graviola liquido por dia pode cousar intoxicação após um período?

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 20/04/2018

      Olá Abigail,

      O extrato de graviola não apresenta risco à saúde, desde que consumido conforme sugestão de uso do fabricante.

      Estamos à disposição 😉

  22. postado por Diva Benvindo de Medeiros Pacheco em 19/04/2018

    Quem faz uso de Xarelto (anticoagulante) pois,tive trombose de repetição três vezes,pode fazer uso do chá de graviola?

  23. postado por Débora em 24/04/2018

    Olá,estou pesquisando sobre o chá das folhas de graviola e vi que é bom para aumentar a imunidade. Posso dar a crianças a partir de 8 anos de idade?

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 24/04/2018

      Olá Débora,

      É preciso muito cuidado com a quantidade e constância da ingestão da fruta, do chá de cascas e do chá da folha. Não há pesquisas que indicam a quantidade de folhas a serem utilizadas ou quantidade de chá, apenas anotações científicas que indicam que ela pode causar náusea, vômito ou diarreia quando consumida em excesso.

      Trabalhamos com o suplemento vitamínico mineral à base de Graviola, que ela pode tomar. Sugere-se a ingestão de 2 colheres de sopa, 3 vezes ao dia: https://www.lojarelvaverde.com.br/graviola-supraervas-500ml-p2009

      Também temos o Triotonus kids, é um polivitamínico com fórmula balanceada especialmente desenvolvida para atender as necessidades nutricionais de crianças acima de 3 anos. Possui níveis ajustados de vitaminas e minerais, nutrientes que contribuem para a manutenção da saúde, desenvolvimento e imunidade: https://www.lojarelvaverde.com.br/triotonus-kids-polivitamnico-supraervas-240ml-p1720

      Aconselhamos sempre a consultar o seu médico.

      Estamos à disposição 😉

      • postado por Débora em 16/05/2018

        Muito obrigada!

  24. postado por rosana em 27/04/2018

    Bom dia. Meu pai, por diversas vezes, tem sido hospitalizado para tratar de uma infecção urinária. Recentemente foi hospitalizado para tratar pneumonia e agora uma desidratação. Tem muita facilidade para diarreia, está debilitado e sem forças pra nada. Vcs recomendam o uso da graviola, nesse caso? Obrigada.

  25. postado por Terezinha marutti em 24/06/2018

    Estou fazendo quimioterapia posso tomar capsulas de graviola junto c a quimioterapia?

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 25/06/2018

      Olá Terezinha,

      De acordo com estudos realizados, caso a doença já esteja estabelecida, a graviola poderá ser utilizada no tratamento, visto que diminui a frequência de tumores no organismo. Mas aconselhamos sempre a consulta com o seu médico antes de fazer uso do produto.

      Estamos à disposição.

  26. postado por André em 08/11/2018

    Boa tarde.
    Estou tomando o chá de folha da graviola misturado com gengibre.
    Saberia me dizer se o efeito de um anula o do outro?
    Obrigado.

    • postado por Juliana em 20/11/2018

      Olá, André.
      Não anula, pode tomar junto.

      Estamos à disposição,
      Equipe Relva Verde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *