Creatina: saiba se você precisa e quais os benefícios para sua saúde ou atividade física

Por:
Categoria : Produtos, Saúde | 22/06/2018 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email

A Creatina é uma substância composta por 3 aminoácidos: arginina, glicina e metionina que é produzida no fígado e no pâncreas e pode ser encontra em carnes vermelhas e peixes, em quantidades bem pequenas por sinal.

Ela é responsável por fornecer ‘matéria prima’ para uma reação química que acontece em nossos músculos durante a atividade física (a transformação da ADP em ATP). A ATP é o combustível que permite a contração muscular, a ‘falta’ de ATP faz com que nosso organismo busque outro sistema de energia para continuar a atividade, chamado glicólise, que gera o ácido lático (aquela sensação de queimação e, em casos extremos, câimbras).

Para o atleta ou praticante de atividades físicas intensas a importância da suplementação de creatina é bem clara, diversos estudos já comprovaram o aumento da resistência, a melhoria do potencial energético disponível, a redução da acidez muscular, o aumento da massa e da força muscular.

Mas será que a creatina traz benefícios apenas para atletas? Com certeza não!

Diversos estudos estão sendo conduzidos mundialmente para avaliar a participação da creatina em outras situações como, por exemplo, o metabolismo cerebral.
Síndromes ao nascimento que cursam com deficiência de creatina acabam por prejudicar o desenvolvimento do sistema nervoso e consequentemente o desempenho intelectual. A deficiência de ingestão na infância também pode prejudicar o desenvolvimento e capacidade intelectual. Nestes casos a suplementação da creatina apresenta bons resultados, mas deve ser indicada e acompanhada por um médico.

Alguns outros estudos estão avaliando o potencial da creatina como adjuvante no tratamento ou prevenção de diversas doenças, principalmente àquelas associadas à atrofias musculares ou neuromusculares (Parkinson, doença de Hungtinton, esclerose lateral amiotrófica, isquemia cerebral, esclerose múltipla, Alzheimer, etc.), além de pós-operatórios ortopédicos, doenças respiratórias e cardiovasculares.

Os resultados destes estudos têm evidenciado que a suplementação de creatina como adjuvante terapêutico, além de segura (sem evidências de efeitos colaterais), proporcionou melhorias do metabolismo e da qualidade muscular, contribuindo para a melhora da aptidão física associado à redução da sarcopenia (redução de massa e força muscular).

Também estão sendo realizados estudos com idosos, que frequentemente apresentam redução da força, da resistência e da massa muscular. A creatina poderia ser utilizada como auxiliar terapêutico para reduzir essas adversidades decorrentes do envelhecimento sedentário, juntamente com um treinamento resistido.

A principal restrição ao uso de creatina se dá por portadores de doenças renais e hepáticas, que podem ter seus quadros agravados e só devem fazer uso da suplementação de creatina com acompanhamento e indicação médica.

Você pode encontrar a Creatina Monohidratada em cápsulas ou em pó na Loja online da Relva Verde clicando aqui!

Referências

ARAUJO, E. R.; RIBEIRO, P.S.; CARVALHO, S.F.D.. Creatina: Metabolismo e efeitos de sua suplementação sobre o treinamento de força e composição corporal. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Disponível em http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/99/97

CÂMARA,L.; RITTI-DIAS, R. . Suplementação de creatina: efeitos ergogênicos e terapêuticos. Revista de Medicina.v88 i2 p94-102.

MIGUEL, W.M.; SABIA, E.B. . Ação da creatina no aumento de massa corporal. Disponível em http://revista.oswaldocruz.br/Content/pdf/Edicao_07_Willian_miguel.pdf

Leia Também

Lactase: como funciona e quem pode utilizar A lactase é uma enzima produzida em nosso intestino delgado e tem como função hidrolisar (quebrar) a lactose o chamado ‘açúcar do leite’. Vários estudos apontam que após o desmame, algumas populações se tornam mais propensas à redução da pr...
Como escolher o sabonete ideal para você? Escolher um sabonete ao mesmo tempo em que parece uma decisão simples também requer cuidados. O primeiro deles é reconhecer o seu tipo de pele: Pele seca: é aquela pele que tem aparecia opaca (fosca) que costuma descamar. Tem mais p...
Conheça o Clube Relva, um clube de descontos e vantagens para quem se preocupa c... Quer fazer parte de um Clube de descontos para quem se preocupa com a saúde e bem-estar? Conheça o Clube Relva! O que você pode querer de uma loja virtual além de variedade, bons preços e atendimento ágil e de qualidade? Ouvimos por aí um ...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *