Cuidados com a Gordura Localizada: previna-se com estes produtos naturais

Por:
Categoria : Produtos, Saúde | 06/06/2017 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email

A gordura localizada é um problema recorrente em homens e mulheres e possui várias causas como hábitos alimentares incorretos, sedentarismo, disfunção hormonal, estresse e questões genéticas.

As mulheres, por questões fisiológicas e hormonais, são mais propensas ao acúmulo de gordura nas coxas, culotes, glúteos e abdômen, enquanto nos homens a tendência é a concentração abdominal.

Vale destacar que alguns estudos mais recentes tem apontado correlação do aumento da gordura localizada com a resistência à insulina, leptina e cortisol, três hormônios importantes para nosso organismo. A insulina está ligada à glicose (e ao Diabetes), a leptina tem ligação com a quantidade de tecido adiposo branco (gordura) e o cortisol está ligado ao estresse.

Para prevenir e reduzir a gordura localizada é preciso estabelecer bons hábitos alimentares, principalmente no que diz respeito ao aumento do consumo de fibras e redução do consumo de gorduras, consumo de alimentos termogênicos, prática regular de atividade física e combate ao estresse.

Confira algumas opções saudáveis para combater a gordura localizada:

Fibras

Fibras insolúveis: elas ajudam a reter a água, diminuindo o tempo de trânsito intestinal e prevenindo a constipação intestinal, muito comum em mulheres. Estão presentes no farelo de trigo, cereais integrais (arroz integral, farinha integral, linhaça, pão integral, etc), raízes e hortaliças.

Fibras solúveis: possuem a capacidade de formar géis, isso reduz o esvaziamento gástrico, provocando a sensação de saciedade, também contribuem para a redução do colesterol e da glicemia pós-prandial. Por essas características também regulam o apetite contribuindo para o emagrecimento. Estão presentes nas frutas, verduras, aveia, cevada, feijão, lentilha, soja e grão de bico.

As fibras também podem ser consumidas em cápsulas, veja opções! >> Fibras em cápsulas

Termogênicos

Gengibre: é um dos mais potentes termogênicos naturais, pode ser consumido como chá, adicionado a sucos e shakes, como bala, petisco ou adicionado a outras receitas diversas na forma de .

Leia mais sobre os benefícios do gengibre >> Gengibre: vai até a raiz do problema

Hibisco: termogênico, diurético, digestivo e laxante suave. É um dos mais utilizados por quem precisa também perder peso.  Conta ainda com diversas substâncias antioxidantes, como os flavonoides e as antocianinas, que possuem efeito cardioprotetor, vasodilatador e contribuem para evitar o acúmulo de gorduras. Pode ser consumido como chá, adicionado em outras receitas de sucos e shakes na forma de pó, cápsulas ou em chás mistos.

Leia mais sobre os benefícios do Hibisco >> Aloha Hibisco

Óleo de cártamo: além de poderoso antioxidante, ele possui a capacidade de inibir a ação de enzimas que são responsáveis por capturar moléculas de gordura do sangue e armazena-las na forma de gorduras localizadas. Com o bloqueio desta enzima, o organismo se vê obrigado a consumir as gorduras já armazenadas, reduzindo a gordura localizada e a celulite. Pode ser consumido na forma de cápsulas ou utilizado na forma de óleo na finalização de pratos e saladas.

Leia mais sobre os Benefícios do óleo de cártamo >> Emagreça com Óleo de Cártamo

Pimenta: pouco calórica e rica em capsaicina, um composto químico presente nas pimentas que aumenta a taxa de digestão e ajudam a reduzir a gordura absorvida pelo organismo.

Vinagre de maçã: além de termogênico, o vinagre de maçã também atua inibindo a ação de algumas enzimas digestivas, reduzindo a absorção da glicose, facilitando a digestão de proteínas e gorduras.

Leia mais sobre os Benefícios do Vinagre de Maçã >> www.relvaverde.com.br/saude/saiba-os-beneficios-do-vinagre-de-maca

Chás Termogênicos

Chá verde: rico em cafeína e catequinas, o chá verde acelera o metabolismo, melhora a digestão, o funcionamento do intestino e ajuda a combater a retenção de líquido.  O chá verde ainda ajuda a regular a temperatura corporal e os níveis de açúcar no sangue, melhorando a ação da insulina. Você pode consumi-lo na forma tradicional (a partir do chá das folhas), solúvel, em comprimidos/pastilhas ou em chás compostos com hortelã, com hortelã, limão e laranja, com matcha, com gengibre e canela e até com colágeno!

Chá preto: com poucas calorias e muita cafeína é um excelente termogênico, diurético e inibidor natural de apetite. Por ser rico em cafeína é ótimo para reduzir a fadiga e sonolência, aliviando o estresse e dando uma energia extra para a prática de atividade física.

Chá de cavalinha: com ação diurética e desintoxicante também é ótimo auxiliar na queima de gordura, além disso possui ação anti-inflamatória e adstringente combatendo também a flacidez e celulite.

Chá de abacaxi: O chá de abacaxi é pouco calórico, reduz o apetite de forma natural, é termogênico, diurético e proporciona saciedade. O seu uso como chá diminui a retenção de líquidos e melhora o funcionamento do intestino. Faça com a casca da fruta, adicione hortelã, canela ou gengibre.

Chá vermelho: é proveniente da mesma planta que gera o chá verde, no entanto o chá vermelho, além de acelerar o metabolismo, ajuda a desintoxicar o fígado e reduzir a celulite!

Chá de canela: a canela também é um importante termogênico e conta com benefícios adicionais como ajudar a combater o colesterol, controlar a pressão arterial e o principal deles: reduzir o desejo de consumir doces! Ele é muito importante para diabéticos pois regula os níveis de glicose e atua sobre a insulina. Só não deve ser consumido por mulheres grávidas!

Chás calmantes (combatem o estresse)

Chá de camomila: é uma das ervas mais conhecidas por seus efeitos relaxantes. É capaz de auxiliar no tratamento da insônia, pode atuar como um relaxante muscular, nos problemas digestivos e estresse. Tem uma dupla função quando se fala em gordura localizada, já que atua em dois pontos importantes: combater o estresse (reduzindo a produção de cortisol) e permitindo noites de sono melhores, pois é durante o sono que ocorre grande parte do metabolismo das gorduras ingeridas durante o dia.

Chá de maracujá ou passiflora: tem um efeito calmante, analgésico, sedativo e anti-inflamatório além de atuar na absorção da glicose (indicado para pessoas com diabetes) e combate o mau colesterol.

Chá de mulungu: é um ótimo calmante com efeito ansiolítico, antidepressivo, tranquilizante, relaxante muscular e com um leve efeito sedativo.

Chá de capim limão: também conhecido como capim-cidreira é um chá bem conhecido por seu efeito calmante que atua no sistema nervoso, auxiliando em tratamentos antidepressivos. Além disso, tem um sabor e aroma delicioso.

Kardiun-Calmi: chá misto pronto para beber composto por erva doce, camomila, maracujá e melissa. Possui efeito calmante, proporcionando tranquilidade e bom sono. Ideal para que fica agitado ou inquieto após o dia de trabalho.

Chá da noite: outra opção de chá misto para acalmar, relaxar e ter melhores noites de sono é o Chá da Noite da Duom, em sachês é muito prático para preparar e é composto por maracujá, maçã, capim limão e camomila.

 

Referências

PIMENTEL, J. Chás para emagrecer. 10 chás para você perder barriga. E-book.

KLEIN, P. N. Nutrição na prevenção e no tratamento da celulite. Faculdade Redentor. Instituto ITESA. São Paulo. 2012.

MENDONÇA, L.S; MOREIRA, J.A.R. A influência dos hormônios leptina e insulina na gordura localizada. Revista Científica da FHO|UNIARARAS v. 3, n. 2/2015

 

 

Leia Também

Dieta Vegetariana e seus benefícios (comprovados) para doenças crônicas! Além de auxiliar no emagrecimento e, portanto, trazer inúmeros benefícios aos pacientes obesos, a dieta vegetariana também trás outros benefícios à sua saúde, em especial para pacientes com doenças crônicas, sendo muito eficiente também na ...
Dieta Vegetariana emagrece mesmo? Sim! Se você é ‘carnívoro’, optar por uma dieta vegetariana irá te ajudar sim a emagrecer e pode lhe trazer ainda muitos outros benefícios! Veja neste artigo os princípios que fazem da Dieta Vegetariana uma aliada do emagrecimento e quais ...
Pasta de Amendoim Integral: saiba como escolher e aproveitar todos os benefícios... Muitas são as dúvidas sobre as diferenças entre manteiga de amendoim, pasta de amendoim e creme de amendoim. Por isso preparamos este artigo! Confira as diferenças, benefícios e escolha sem medo de errar a melhor opção para você! Os bene...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *