Cuidados com a TPM (Tensão Pré-Menstrual): previna-se com estes produtos naturais

Por:
Categoria : Produtos, Saúde | 07/07/2017 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email

Durante o período pré-menstrual é comum a mulher sentir ansiedade, melancolia, irritabilidade, variações de humor, depressão, inchaço, dores (de cabeça, nas pernas, nos seios), desconforto abdominal, cólicas, tonturas, palpitações, cansaço, fadiga, aumento de acne/oleosidade da pele, entre outros sintomas.

Controlar todo esse mal estar é um trabalho duro, que envolve disciplina e muitos cuidados: fazer atividades físicas regulares (que aceleram o metabolismo e melhoram a circulação sanguínea), manter a mente ocupada com um hobby e alimentar-se de maneira adequada podem aliviar (e muito) esses sintomas!

Os tratamentos convencionais incluem anticoncepcionais hormonais, diuréticos, anti-inflamatórios não hormonais e agentes psicotrópicos.

A atividade física melhora o desconforto abdominal, libera endorfina e assim melhora os sintomas emocionais e comportamentais, mas ter uma alimentação adequada que acompanha o dia a dia também pode fazer milagres!

Veja alguns alimentos/bebidas que são excelentes para quem sofre com a TPM.

No final deste artigo separamos os 4 tipos mais comuns de TPM. Confere lá qual é a sua!

Ômega 3: por possuir uma intensa ação anti-inflamatória, auxilia na redução das cólicas, na retenção de líquidos/inchaço e também ajuda a regular o humor. Você encontra o Ômega 3 nos peixes, na chia, linhaça e no óleo de peixe. Tanto o óleo de peixe quanto o de linhaça e o de chia podem ser consumidos também em cápsulas.

>> Leia mais sobre o Ômega 3

>> Leia mais sobre a linhaça

>> Leia mais sobre a chia

Ômega 6 ou Ácido linoleico: em nosso organismo se transforma em GLA (Ácido gama-linolênico), estudos tem demonstrado que mulheres com TPM não conseguem converter o ácido linoleico em ácido gama-linolênico e, que a sua suplementação, é efetivo contra sintomas como depressão, irritabilidade, dores nos seios e retenção de líquido. O ácido linoléico pode ser obtido do óleo de prímula, óleo de semente de groselha negra, óleo de linhaça, óleo de cártamo e óleo de peixe.  Já o GLA pode ser encontrado no óleo de prímula, óleo de borragem e óleo de semente de groselha negra.

>> Leia mais sobre o Óleo de Cártamo

>> Leia mais sobre o Óleo de Prímula

>> Leia mais sobre o Óleo de Borragem

>> Leia mais sobre o Ômega 6

Triptofano: pesquisas tem apontado que baixos valores de serotonina e triptofano intensificam os sintomas da TPM, você encontra o triptofano nas carnes magras, peixes, leite, nozes, feijão e lentilha.

>> Leia mais sobre a Lentilha

Fitoestrógenos: hormônio similar ao estrógeno, que possui relação direta com sintomas da TPM, principalmente aqueles relacionados a ansiedade, irritabilidade, tensão nervosa e variação de humor. Em culturas em que o consumo de produtos de soja são mais comuns, problemas relacionados a saúde da mulher e a TPM são menos frequentes. São encontrados na isoflavona de soja e também no ginseng (que ainda ativa a circulação sanguínea).

>> Leia mais sobre a Isoflavona de soja

>> Leia mais sobre o Ginseng

Cromo: este mineral é importante para amenizar a compulsão por doces e carboidratos, sendo especialmente importante para diabéticos. Ele é encontrado no levedo de cerveja, em alimentos integrais ou em cápsulas na forma de picolinato de cromo (que é mais facilmente absorvido pelo organismo).

>> Leia mais sobre o Cromo

>> Leia mais sobre o Levedo de cerveja

Vitamina E: atua amenizando dores nos seios e está presente no gérmen de trigo, na castanha do Pará, nozes, amêndoas, óleo de semente de girassol e também em cápsulas.

>> Leia mais sobre a Vitamina E

Vitamina B5/(Ácido Pantotênico ou Pantotenato): atua na regularização do sono e do humor, está presente nas nozes, no gérmen de trigo, feijão, lentilha, cenoura.

Chocolate Amargo/Cacau: ajuda a liberar endorfinas, promove um maior relaxamento e ajuda a controlar a compulsão alimentar.

>> Leia mais sobre o Cacau

Cálcio: além de melhorar o humor, este mineral ajuda a reduzir as cólicas e evita a retenção de líquidos, está presente no leite e derivados e folhosos verde escuros, também pode ser consumido em cápsulas.

>> Leia mais sobre o Cálcio

Magnésio: as pesquisas tem demonstrado que o estrogênio aumenta a absorção de magnésio nos ossos e tecidos, fazendo com que apresentem deficiência deste minerale consequentemente apresentem sintomas como dores de cabeça, depressão, insônia e fadiga.

>> Leia mais sobre o Magnésio

Você também pode optar por consumir alguns produtos naturais desenvolvidos especificamente para combater a TPM e outros problemas femininos como:

Chá Feminiun: pronto para beber, é composto por frutas (amora, groselha negra, cranberry e morango) e flores (hibisco, rosa silvestre, agoniada, Ypê Roxo). A amora e a groselha negra reduzem os sintomas da TPM (inclusive cólicas menstruais), os sintomas da menopausa, e junto com a cranberry combate diversas infecções, principalmente as infecções urinárias.A rosa silvestre, a agoniada e o Ypê Roxo são popularmente utilizados para regular o ciclo menstrual, combater incômodos na região genital feminina (candidíase, fungos e coceiras).  Como também possui hibisco, ajuda ainda a acelerar o metabolismo e prevenir a gordura localizada.

Ômega 3, 6 e 9 Mulher: é composto pelos óleos de linhaça, prímula, borragem e vitamina E, tornando-se uma das opções mais completas e práticas para suplementação feminina.

Como ação complementar, você pode também utilizar o óleo perfumado Alma Feliz da Bioart, que ajuda a aliviar o estresse e diminuir a ansiedade ou perfumar o ambiente/massagear com óleos essenciais como os de laranja e lavanda que são antidepressivos e calmantes ou ainda o de Ylang-Ylang que atua na regulação do ciclo menstrual, controla a ansiedade, depressão e tensão nervosa.

Para ter uma vida mais saudável (e com menos tensão pré-menstrual) evite o consumo exagerado de embutidos e enlatados, alimentos ricos em sódio como molho inglês, caldos e temperos prontos, sal, álcool e cafeína.

E não se esqueça de beber pelo menos 2 litros de água por dia!

Tipos de SPM (Síndrome Pré-Menstrual)

SPM-A (Ansiedade): é o quadro mais comum, onde predomina os sintomas emocionais como ansiedade, irritabilidade e tensão nervosa, levandoa padrões de comportamento alterado. A teoriamais aceita considera que este quadro é gerado por ação estrogênica.

Dica: aumente o consumo de soja e derivados

SPM-H (hiper-hidratação): é a segunda mais frequente e caracteriza-se por alterações do metabolismo hídrico,manifestada por edema, dores abdominais,mastalgia (dores nos seios) e ganho de peso.

Dica: diminua ao máximo o consumo de sal e sódio, beba muito líquido (chá de hibisco é uma ótima opção) e pratique atividades físicas regulares.

SPM-C (Cefaleia): tem como sintoma preponderante a cefaleia (dores de cabeça), habitualmente acompanhada de aumentodo apetite, desejo incontrolável de ingerir alimentosdoces, fadiga, palpitações e tremores.

Dica: reduza o consumo de carboidratos simples, prefira alimentos integrais. Consumir alimentos ricos em magnésio (ou em cápsulas) também é uma boa opção!

SPM-D (Depressão): manifesta-se por intensa depressão, acompanhada de insônia, choro fácil, esquecimentoe confusão.

Dica: aumente o consumo de alimentos ricos em Vitamina B5 (ou em cápsulas) e também magnésio!

Estudos apontam que as TPMs do tipo C e D tem relação com uma diminuição do magnésio nas hemácias, por isso a importância de fazer a suplementação deste mineral.

Converse com seu médico ou ginecologista, eles poderão auxiliar na identificação das causas da TPM, depois defina um cardápio com seu nutricionista!

 

Referências

APPROBATO, M. S. et al. Síndrome pré-menstrual e desempenho escolar. RBGO. v. 23, nº 7, 2001

AUN, F. V.; PINHEIRO, M. N.. Alimentação e síndrome de tensão pré-menstrual. Universidade Presbiteriana Mackenzie. VII Jornada de Iniciação Científica – 2011

NEVES, M. Alimentação na TPM. Disponível em http://www.nutricio.com.br/alimentacao-tpm.htm

Revista Aditivos e Ingredientes. Ingredientes funcionais e a TPM.  Disponível em http://aditivosingredientes.com.br/upload_arquivos/201604/2016040926198001460593376.pdf

TPM: exercício físico e alimentação adequada amenizam os sintomas. Disponível em http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/guia/tpm-exercicio-fisico-e-alimentacao-adequada-amenizam-os-sintomas.html

Leia Também

Cuidado com o Colesterol Alto! Previna-se com estes produtos naturais Bons hábitos de vida e alimentação saudável O Colesterol Alto (Total ou LDL) é uma doença temida nos dias de hoje, grande parte dos casos de “colesterol” são derivados do...
Óleo de Prímula e os Benefícios Para a Saúde Feminina A Prímula é uma flor originária da América do Norte e atualmente muito cultivada na Europa e Ásia. Mundialmente conhecida como eveningprimrose, essa bela flor amarela só floresce no entardecer e ...
História de Superação e Saúde! Andrea emagreceu 60kg adotando um estilo de vida mais saudável e com a reeducação alimentar depois que fez uma cirurgia bariátrica. Sua vida mudou por completo! Veja o antes e depois da Andrea: ...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *