Cuidados com Varizes e Circulação: previna-se com estes produtos naturais

Por:
Categoria : Alimentos Funcionais, Saúde | 25/09/2017 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email

Sofre com varizes, microvarizes ou telangiectasias (aqueles vasinhos)? Veja como uma alimentação equilibrada, alguns chás, suplementos alimentares e atividade física frequente podem te livrar dos incômodos da má circulação!

Varizes, microvarizes ou telangiectasias, ou “vasinhos” como são popularmente conhecidos, atingem homens e mulheres, mas são elas que mais sofrem, principalmente durante a TPM e na gravidez. Essa predisposição está relacionada aos hormônios femininos, mas outros fatores também interferem como a predisposição familiar, a redução na produção de colágeno com o passar da idade e o hábito (ou necessidade) de permanecer muito tempo num mesma posição (sentado ou em pé).

As veias das pernas são os vasos responsáveis pelo retorno do sangue que irrigou as pernas e os pés de volta ao coração. Nossas veias possuem válvulas, cuja função é impedir que o sangue volte para os pés, por ação da força da gravidade quando ficamos de pé. Se essas válvulas não funcionarem bem, o sangue fica “parado” dentro das veias que se dilatam e ficam tortuosas com o passar do tempo, sobrecarregando a circulação e causando os sintomas relacionados
às varizes, como sensação de peso, dor e inchaço nas pernas e nos pés. É o que os médicos chamam de estase e hipertensão venosa crônica.

Por isso alguns cuidados são fundamentais!

  • Evitar o excesso de peso
  • Praticar atividades aeróbicas com regularidade (como caminhada, bicicleta, hidroginástica, natação) que trabalhem a musculatura da panturrilha
  • Utilizar meias elásticas conforme recomendação médica
  • Ter uma alimentação equilibrada, rica em fibras e colágeno.

Alimentos e produtos naturais que atuam sobre a circulação e prevenção das varizes:

  • Arnica: o extrato contém ácidos orgânicos, carotenoides, flavonoides, saponinas e taninos, entre outras substâncias. Tem ação adstringente, anti-inflamatória, antisséptica, funcionando como descongestionante e estimulante celular. É usada em formulações para prevenção e tratamento de microvarizes.
  • Castanha-da-Índia: contêm saponinas, flavonoides, heterosídeos cumarínicos, taninos, vitaminas B, K, C e pró-vitamina D, fitosterol, proteínas e açúcares. Tem ação antivaricosa e é empregada no tratamento de varizes, microvarizes, hemorroidas e edema de estase venosa. Aumenta a resistência e o tônus das veias.

Leia Mais >> Cansaço nas pernas, varizes e hemorróidas? Experimente a Castanha da Índia

  • Centella Asiática: contém saponinas e triterpenos o que lhe confere ação venotônica, melhorando o tônus e elasticidade da parede dos vasos sanguíneos.
  • Cavalinha: contêm compostos solúveis de silício, taninos, saponinas, flavonoides, alcaloides, vitaminas e minerais (Ca, Mg, Na, F, Mn, S, P, Cl, K etc.). Possui ação diurética, hemostática, anti-inflamatória e remineralizante
  • Erva-de-bicho: afecções vasculares (hemorragias, hemorroidas, varizes)
  • Ginkgo biloba: contêm diterpenos (ginkgolídeos); Flavonóides; Hidrocarbonetos; Aminoácidos; Esteróis; Açúcares; Álcoois; Proantocianidina; Terpenos; Catequinas. Estimula a circulação sanguínea (arterial, venosa e capilar), possui ainda ação anti-inflamatória e antioxidante. Entre suas propriedades farmacológicas está a inibição da destruição do colágeno e a vasodilatação nos membros, reforçando o tônus venoso.
  • Vinagre de maçã: melhora a fluidez sanguínea, por ser rico em vários nutrientes como potássio, fósforo, magnésio, enxofre, cálcio, flúor e silício.

Leia Mais >> Saiba os benefícios do Vinagre de Maçã

  • Blueberry, Acerola, Amora e Uva: essas frutas são ricas em flavonoides e também em Vitamina C, os flavonoides atuam fortalecendo as paredes dos vasos sanguíneos, reduzindo sua fragilidade e o extravasamento de sangue nos vasos, também contribuem auxiliando a produção de Colágeno, pois são ricas em Vitamina C.
  • Chá verde: além de ajudar na eliminação de toxinas, o chá verde diminui o inchaço e mantém o corpo hidratado.

Leia Mais >> Conheça os benefícios do Chá Verde

  • Colágeno: com o passar dos anos e a diminuição natural da produção de colágeno, a pele e a musculatura perdem resistência, essa diminuição na resistência e elasticidade permite a dilatação das veias, levando ao aparecimento das varizes, daí a importância da reposição de colágeno também para evitar varizes e microvarizes.

Leia Mais >> Saiba os benefícios e tipos de Colágeno

  • Hamamélis: contém taninos, saponinas, flavonoides, mucilagens e resinas, entre outras substâncias. Tem ação adstringente, hemostática, vasoconstritora, tonico vascular e anti-hemorrágica. É usado em afecções do sistema vascular venoso, como varizes, flebites e hemorroidas
  • Hera: contém saponinas triterpênicas, rutina, emetina, carotenoides e α-tocoferol, entre outras substâncias. Tem ação anti-inflamatória, cicatrizante, antivaricosa e anticelulítica

CONTRA-INDICAÇÃO:

Grávidas, lactantes e pacientes com gastrite ou úlceras estomacais só devem consumir esses alimentos sob orientação médica.

Referências

Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional do Rio de Janeiro (SBACV-RJ). Varizes: muito além da estética, uma questão de saúde!

TEIXEIRA, J.B.P. FITOCOSMÉTICOS: AÇÕES TERAPÊUTICAS.

LONDRINA. Prefeitura do Município. Autarquia Municipal de Saúde. Fitoterapia: protocolo/. Prefeitura do Município.  Autarquia Municipal de Saúde– 1. ed.– Londrina, PR: [s.n], 2006.

Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *