De Vilão a Herói: O Cacau Pode Salvar Sua Vida

Por:
Categoria : Alimentos Funcionais, Saúde | 23/04/2013 | 3 comentários

Print Friendly, PDF & Email
De Vilão a Herói: O Cacau Pode Salvar Sua Vida

Os grãos do fruto do cacaueiro, ou seja, o cacau, é a principal matéria-prima para uma das mais deliciosas invenções gastronômicas, o chocolate.

Por muito tempo o chocolate foi visto como um grande vilão da saúde humana e por muito tempo ele foi mesmo.

Adicionado de muita gordura hidrogenada e açúcar, ele pode trazer graves riscos para a nossa saúde, mas se produzido com baixa adição de gorduras trans e açúcar, pode trazer inúmeros benefícios, desde auxiliar no tratamento de transtornos psicológicos, prevenir doenças cardiovasculares até dar uma forcinha na dieta de redução de peso.

O cacau em si é rico em flavonoides, antioxidantes, vitaminas, minerais e até mesmo proteínas, ou seja, é um alimento nutricionalmente completo, por isso é comumente chamado de superalimento.

Muitos estudos por todo o mundo comprovam que a cacau é o alimento com maior capacidade antioxidante, prevenindo a formação de células cancerígenas, diminuindo os sintomas do envelhecimento precoce e diversas outras doenças que os radicais livres podem causar.

Dentre os componentes com alto poder antioxidante, estão os compostos fenólicos e os flavonoides. Esses componentes além de combater radicais livres, ainda apresentam ação anti-inflamatória e podem auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, apresentar ação analgésica, antialérgica, entre outras.

Algumas pesquisas ainda mostraram que o uso diário de cacau pode diminuir a resistência à insulina e até mesmo reduzir a pressão arterial. Além de tudo isso, o cacau possui minerais como o cálcio, magnésio, zinco e cobre que ajudam a relaxar os músculos, melhorar as funções neurais, melhorar o funcionamento do trânsito intestinal, melhorar a formação de hemoglobinas, pode reduzir as dores causadas por cólicas intestinais e menstruais, auxilia na produção de hormônios relacionados ao apetite sexual, a sensação de bem estar e até mesmo reduzir o apetite.

A recomendação de ingestão para que você tenha todas as melhorias que podem salvar a sua vida é a seguinte:

  • Chocolate em barra apenas com uma concentração de 60% de cacau pra cima e sem adição de leite – 30g ao dia.
  • Cacau em pó sem adição de açúcar – 15g ao dia.

O cacau em pó sem açúcar ainda pode ser usado para substituir o chocolate em inúmeras receitas, até mesmo no famoso brigadeiro, além de deixar qualquer vitamina ainda mais deliciosa e nutritiva.

Aproveite e tenha esse herói por perto o tempo todo. Vá até uma das nossas lojas Relva Verde em Londrina ou visite a nossa loja virtual com entrega para todo o Brasil com os melhores preços.

Leia Também

Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – III Nas semanas anteriores vimos as diferenças entre alergia e intolerância, em que a legislação é feita apenas para proteger as pessoas que apresentam essas doenças. Uma das doenças mais graves de alergia é chamada de doença celíaca, que pode ...
Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – II No artigo anterior falamos um pouco sobre alergias e intolerâncias e começamos a falar das dietas sem glúten. Essa semana vamos nos aprofundar no assunto para você ficar craque e sair ajudando outras pessoas a entender sobre uma das legisla...
Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – I Essa semana vamos falar de um assunto que está gerando muita polêmica: normas da ANVISA que influenciam diretamente na sua percepção do produto que está adquirindo. Uma delas é em relação ao conteúdo de glúten nos alimentos, mas antes vamo...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Comentário (3)

  1. postado por Sissi em 17/04/2014

    adorei as receitas !! sou cliente e estou gostando muito das dicas !!! boa páscoa !!

  2. postado por Carmem em 10/06/2014

    parabens por esse saite adorei poen mais receitas naturais e integrais abraçosa todos

  3. postado por João Batista de Oliveira em 01/10/2015

     Recebi a minha encomenda, fiquei satisfeito com a presteza na entrega e o cuidado com a embalagem. Parabéns pelo bom serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *