Dicas Simples Para o Intestino Funcionar Bem

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Categoria : Alimentos Funcionais, Saúde | 04/12/2012 | Seja o 1º a comentar!

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Dicas Simples Para O Intestino Funcionar Bem

Quem nunca sofreu com uma indisposição intestinal que atire a primeira pedra! Essa disfunção do nosso organismo é muito comum e existem inúmeras maneiras de ser corrigida, mas o que exatamente acontece com o nosso corpo quando ocorre esse tipo de desiquilíbrio?

O nosso sistema digestivo é um conjunto de órgãos com diferentes funções que fazem com que o alimento que consumimos seja processado para que todos os nutrientes sejam aproveitados, nos dando saúde. Ele começa desde a mastigação e liberação da saliva até o descarte dos resíduos que não interessam para o nosso organismo, por isso manter todo esse sistema digestivo funcionando de forma equilibrada é essencial para evitar as disfunções intestinais.

O nosso intestino tem rugosidades que são cobertas com uma camada repleta de bactérias que auxiliam na eliminação dos resíduos, ou seja, a flora intestinal, que além de auxiliar na digestão dos alimentos ainda competem com bactérias que podem causar doenças, eliminando-as do nosso organismo.

Primeiramente, deve-se entender que as disfunções do sistema digestivo intestinal podem ocorrer de várias formas: a prisão de ventre, ventre solto, síndrome do intestino irritável e infecções intestinais.

O desequilíbrio dessa microbiota (flora intestinal) é o maior causador da disfunção intestinal, pois com um grande crescimento das bactérias a digestão do alimento pode ser excessiva, causando diarreias e o baixo crescimento, causando a prisão de ventre. No caso das síndromes de intestino irritável e infecções ocorre também um desequilíbrio da microbiota, que não consegue competir adequadamente com outras bactérias patógenas ou ainda a ausência de enzimas responsáveis pela digestão de determinados alimentos.

Para deixar essa microbiota em equilíbrio é simples, basta se preocupar com:

  • A quantidade de mastigadas dadas em cada garfada: mastigar bem libera uma quantidade maior de saliva e diminui o tamanho das partículas de alimento, o que acelera o processo de digestão, ajudando a absorver mais nutrientes, resultando em uma menor quantidade de resíduos para serem descartadas e evitando o acúmulo de bolo fecal.
  • Não ingerir líquidos durante as refeições: com o líquido sendo digerido junto com a comida, a digestão é mais lenta e não há um bom aproveitamento dos nutrientes do alimento, resultando em muito resíduo pouco digerido para ser descartado.
  • Tipos de alimentos que você consome: para ter saúde você precisa ter uma fonte variada de nutrientes, um dos mais importantes para o caso da disfunção intestinal é a fibra solúvel e insolúvel.

O fator mais importante é a ingestão de fibras solúveis, que são facilmente digeridas, e insolúveis, que não são digeridas e, portanto, passam inteiras pelo sistema digestivo.

As fibras solúveis aumentam o bolo fecal, absorvem água mudando a consistência e, além disso, são capazes de passar pelas paredes celulares chegando até a corrente sanguínea e eliminando moléculas de lipídeos que podem trazer malefício à saúde.

Já as fibras insolúveis tem a função de aumentar o bolo fecal e “arrastar” todos os resíduos restantes nas rugosidades do intestino, limpando e melhorando o transito intestinal.

Ao contrário do que a maioria pensa, as fibras não são apenas indicadas para quem tem prisão de ventre, mas sim para todas as disfunções relacionadas ao funcionamento do intestino, porque, tanto a fibra insolúvel como a solúvel, são responsáveis pelo equilíbrio da microbiota intestinal e seu consumo deve ser feito de forma contínua, com muita ingestão de água e para todos os casos de disfunção.

Ingerir essas fibras pode ser mais fácil do que você imagina. Veja alguns produtos que são repletos de fibras e nutrientes que auxiliam no balanceamento da flora intestinal:

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