Dieta Vegetariana emagrece mesmo?

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Categoria : Dietas, Saúde | 16/03/2018 | Seja o 1º a comentar!

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Sim! Se você é ‘carnívoro’, optar por uma dieta vegetariana irá te ajudar sim a emagrecer e pode lhe trazer ainda muitos outros benefícios!

Veja neste artigo os princípios que fazem da Dieta Vegetariana uma aliada do emagrecimento e quais cuidados você precisa ter para mudar seu estilo de vida e ter mais saúde!

A Dieta Vegetariana contribui para organizar seu metabolismo, reduzindo o colesterol, o triglicérides e até o diabetes!

O primeiro ponto que você precisa estar atento é que uma dieta vegetariana, assim como qualquer outra, precisa ser planejada (de preferência com o acompanhamento de um nutricionista), desta forma ela será segura e poderá ser adotada em qualquer fase do ciclo de vida, inclusive na gestação, infância ou melhor idade.

A principal preocupação deve ser com a ingestão de alguns nutrientes que precisam vir da alimentação e grande parte de suas fontes são de origem animal como o Ômega-3, Ferro, Vitamina B12 e Cálcio. (Nestes casos você pode incluir outros alimentos que sejam fontes desses nutrientes como linhaça, chia, leites vegetais enriquecidos com cálcio, vitamina C, ou ainda optar pela suplementação alimentar em cápsulas).

As proteínas vegetais são suficientes para prover as necessidades proteicas diárias, desde que seu cardápio seja balanceado!

Mas por que a Dieta Vegetariana emagrece?

O principal motivo que leva ao emagrecimento é a restrição à ingestão de gorduras saturadas e colesterol combinada a alta ingestão de fibras dietéticas.

Para se ter uma ideia 1g de gordura saturada possui 9kcal, eliminar a sua ingestão já contribui para a redução de calorias ingeridas diariamente, além disso as fibras de frutas, legumes, verduras e cereais integrais são ricas em fibras que proporcionam a sensação de saciedade e ainda contribuem para o trânsito intestinal.

Estudos realizados apontam que a dieta vegetariana baseada em frutas, grãos, vegetais e nozes acelera o metabolismo e pode ser 2 vezes mais eficaz do que outras dietas tradicionais.

Então é só parar de comer carne, ovos e leite para emagrecer?

Claro que não! O princípio da Dieta Vegetariana não é simplesmente restringir o consumo de carne e derivados animais. Afinal, de nada adianta cortar estes alimentos da sua dieta, mas continuar consumindo cereais refinados (pães, bolos e massas), doces e frituras de maneira irrestrita!

Estamos falando aqui de uma dieta vegetariana balanceada! Feita com o objetivo de emagrecimento e de obter uma vida mais saudável. Essa ressalva é importante porque na dieta vegetariana pode haver um consumo maior de carboidratos como massas, pães, batata e mandioca e açúcares diversos, por isso é preciso acompanhamento nutricional!

“Sou Vegetariana por que não consigo emagrecer mais então?”

A doutora Susan Berkow, PhD da Universidade de George Mason, de Washington D.C., faz um alerta: a dieta vegetariana só tem efeito de perda radical de peso para os carnívoros. Por que? Ela explica: como os vegetarianos são, em média, mais magros do que os carnívoros, para eles é muito mais difícil perder peso. Eles chegam a um ponto que, por defesa de seu organismo, não emagrecem mais.

Uma dieta equilibrada! Esse é o segredo do sucesso da Dieta Vegetariana!

Como já falamos antes, o que irá te fazer emagrecer é a combinação de uma ingestão menor de calorias, com uma quantidade maior de fibras e nutrientes saudáveis!

O Guia Alimentar da Sociedade Vegetariana Brasileira apresenta um comparativo da prescrição nutricional indicada pelo Ministério da Saúde conforme grupos alimentares, considerando uma dieta carnívora, uma dieta ovolactovegetariana e uma dieta vegetariana estrita.

Essa recomendação segue o seguinte parâmetro: Um indivíduo eutrófico de 70kg que ingere 2.000 kcal consome 28,5 kcal/kg/dia e necessita de 56g de proteína (0,8 g/kg/dia), 2.660mg de lisina, 1.000mg de cálcio, 8mg de ferro e 11mg de zinco.

Como podemos ver na tabela comparativa abaixo, em todas as opções de dieta, as necessidades nutricionais mínimas são supridas de forma adequada, destacando-se a maior ingestão de fibras na dieta vegetariana estrita.

Dessa forma, é importante que o profissional nutricionista perceba que há possibilidades diferentes de distribuir os grupos alimentares, não havendo uma composição única de cardápio, seja onívoro, seja vegetariano. Deve-se ter cuidado para atingir o nível necessário de nutrientes, mesmo que a composição dos grupos seja diferente da preconizada normalmente pelas diretrizes onívoras. Para otimizar nutrientes específicos, é importante que, dentro de cada grupo alimentar, sejam escolhidos os alimentos mais ricos.

Quando há o intuito de otimizar o consumo de verduras e frutas sem aumentar o consumo de fibras, o uso de sucos verdes coados é uma possibilidade.

Então o que devo comer para ter sucesso no emagrecimento com a Dieta Vegetariana?

Para ter sucesso é preciso, portanto, aumentar a ingestão de:

Referências:

BAENA, Renato C. . Dieta vegetariana: riscos e benefícios. http://files.bvs.br/upload/S/1413-9979/2015/v20n2/a4714.pdf

Dieta vegetariana emagrece duas vezes mais do que as tradicionais, diz estudo. Gazeta do Povo. http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/dieta-vegetariana-emagrece-duas-vezes-mais-diz-estudo/

MARINHO, Antonio. Dieta vegetariana permite perda radical de peso. O Globo. https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/dieta-vegetariana-permite-perda-radical-de-peso-2696925

SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA. Guia alimentar de dietas vegetarianas para adultos. https://www.svb.org.br/livros/guia-alimentar.pdf

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