Emagrecimento: uma visão científica

Por:
Categoria : Dietas | 02/07/2013 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email
Emagrecimento: uma visão científica

Quem nunca tentou fazer um regime ou reclamou de gordurinhas localizadas que atire a primeira pedra. Emagrecer é atualmente um dos assuntos mais comuns nas conversas, principalmente porque se tornou uma questão social. Alguns cientistas são muito diretos em dizer que “a obesidade produz discriminação, preconceito e exclusão social”.

Infelizmente esse problema de saúde passou a ser um medidor de status que causa discriminação, preconceito e exclusão e deixou de ser uma questão apenas de saúde e bem estar como deveria ser.

A partir disso, muitas receitas milagrosas começam a ser espalhadas pela mídia, principalmente na internet, prometendo um emagrecimento rápido e sem esforço; o que as pessoas não se lembram é exatamente a questão da saúde que está envolvida no assunto.

Como atualmente o excesso de peso é o sexto mais importante fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis, muitos cientistas passaram a fazer inúmeras pesquisas sobre o assunto, com foco social, econômico e medicinal; principalmente verificando se as receitas milagrosas de emagrecimento disponíveis nas mídias podem realmente ser milagrosas ou verdadeiros venenos para a saúde.

Algumas como a “dieta do atum”, “dieta da USP”, “dieta dos pontos” e “dieta dos lipídios” foram analisadas por nutricionistas e mestres em ciência de alimentos que chegaram a conclusão que essas dietas, por um período prolongado, trazem riscos potenciais à saúde e ainda afirmam que “é imprescindível que uma boa dieta contemple todos os nutrientes necessários à manutenção da saúde física e mental” e ainda explicam a função de cada um no nosso organismo:

Carboidrato: é fonte de energia para o cérebro, medula, nervos e células vermelhas. A sua ingestão insuficiente traz prejuízos ao sistema nervoso central, fígado e rim.
Lipídeos: tem funções energéticas, estruturais e hormonais. O consumo insuficiente pode prejudicar o metabolismo e facilitar o aparecimento de algumas doenças, mas seu consumo em excesso também pode causar doenças.
Proteínas: indispensável para a formação de tecidos e para o metabolismo. Pode ser encontrada em vegetais e também em alimentos de origem animal. O consumo em excesso pode trazer problemas renais e hepáticos como desidratação, desequilíbrio eletrolítico e perda do tecido magro.

Outras dietas também são avaliadas pelos cientistas como no caso da hiperlipídico-proteica, ou seja, rica em lipídios, proteínas e pobre em carboidratos, que pode causar hiperglicemia, aumento do colesterol LDL (mau colesterol) e, incrivelmente, ganho de peso e detecido adiposo (gordura).

Com todos esses experimentos e pesquisas é fácil concluir uma coisa muito importante e que só não sabe quem não quer: para se atingir a saúde e o bem estar não existem receitas milagrosas, apenas a reeducação alimentar com consumo balanceado de todos nutrientes com responsabilidade, consciência e, claro, atividade física.

Nas lojas Relva Verde você encontra produtos deliciosos e nutricionalmente balanceados que te ajudam na reeducação alimentar sem perder o prazer de comer. Vá até uma de nossas lojas em Londrina ou visite a loja virtual, com entrega para todo o Brasil.

Quer saber mais? Acesse alguns dos artigos científicos sobre o assunto:

Leia Também

Qual a Melhor Atividade Física para a Sua Saúde? #1 Hoje em dia não é nenhuma novidade o quanto é importante para a nossa saúde colocar o corpo pra funcionar direitinho. Para isso é essencial praticar atividades físicas, mas quais são os reais benefícios e os tipos de atividades mais adequad...
Razões Para Trocar o Pão Branco pelo Pão Integral Relva Verde Não é novidade que a substituição de alimentos refinados para alimentos integrais está em alta. Muitos nutricionistas e médicos, em geral, apoiam essa prática e a receitam como auxilio em tratamentos. Atualmente, a maioria das doenças que ...
Dieta Para Emagrecer Com Saúde Você quer emagrecer e não sabe como? Já tentou várias receitas em que só se pode comer um tipo de alimento ou já se sacrificou de formas inexplicáveis em busca de perder os quilinhos a mais? A Relva Verde tem uma ótima notícia pra você, em...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *