Mitos e verdades sobre o emagrecimento #4

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Categoria : Dietas | 28/02/2012 | 1 comentário

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Mitos e verdades sobre o emagrecimento #4

Sempre aparece uma nova dieta da moda que promete verdadeiros milagres em um tempo muito curto. Nesses casos, o ditado “quando o milagre é de mais, até o santo desconfia”, pode ser verdade.

Um emagrecimento exagerado e rápido pode ser um risco para a saúde e o resultado não costuma durar muito tempo.

O mito dessa semana é:

4º – Dieta apenas de proteínas

Essa dieta, também conhecida como dieta de Atkins, consiste no consumo de grandes quantidades de proteína, em alguns casos restringindo a alimentação a apenas alimentos de origem animal e alguns legumes e nenhum tipo de carboidrato, como pães e massas. Em alguns lugares que divulgam essa dieta, a promessa é de uma perda de 9 k em apenas um mês. Um milagre muito arriscado para a sua saúde.

Mitos:

A dieta de proteínas radical, na qual se consome apenas ovos, queijos, carnes grelhadas, embutidos (mortadela e presunto), acompanhados apenas de algumas frutas e legumes prometem emagrecer e dar tonicidade aos seus músculos, mas com um pequeno aviso em letras minúsculas: para que a dieta dê resultado é necessário consumir apenas 1.300 calorias no dia.

Uma dieta baseada em um consumo de apenas 1.300 calorias no dia já vai auxiliar na perda de peso, independente de restrições alimentares ou não, mas a grande questão nem é essa. Nosso corpo precisa de energia para funcionar e a maior fonte de energia que nós temos vem dos carboidratos, massas que ao serem digeridas se transformam em açúcar dando energia a inúmeras células do nosso corpo responsáveis por muitas funções importantes.

Realizando esse tipo de dieta radical seu corpo passa a ficar cansado, sem disposição para realizar as atividades diárias, sem contar na possível perda do sono, o aumento significativo do ácido úrico no sangue e colesterol, provocando alguns problemas gástricos e hepáticos.

A maior desvantagem dessa dieta é que ela realmente vai ajudar na redução de peso, mas só enquanto durar a dieta, que é aconselhada ser feita por apenas um mês por causa das significativas faltas de alguns nutrientes que foram privadas durante o regime.

Assim que o período de um mês acabar e a sua alimentação voltar ao normal, seu organismo vai absorver muito mais calorias de reserva em função da privação que passou e assim você poderá ganhar mais peso do que realmente perdeu.

Verdades:

O consumo excessivo de carboidratos é o maior vilão do regime, pois ao ser digerido ele se transforma em açúcar e consecutivamente contêm muitas calorias e podem aumentar os níveis glicêmicos, podendo causar a diabetes, por isso a restrição do consumo de alimentos de massa como pão, macarrão, bolos e outros ricos em carboidratos é um ótimo auxílio no emagrecimento, mas ele não deve ser extinto das suas refeições.

Dessa forma, uma dieta equilibrada entre proteínas, carboidratos, legumes e frutas tem um resultado muito bom, mesmo com uma ingestão um pouco maior de proteínas sua saúde se manterá intacta e você poderá atingir com mais facilidade seu objetivo de emagrecimento.

O consumo de proteínas é muito importante para a manutenção dos tecidos musculares e auxilia a reduzir os níveis de glicose no sangue, mas tome cuidado para não exagerar, pois a maioria contêm gordura.

IMPORTANTE:

Lembre-se, cada organismo reage de uma forma à cada dieta, por isso é extremamente importante a consulta com um médico ou nutricionista, assim será possível identificar os alimentos que estão em falta na sua alimentação e os que precisam ser reduzidos.

A Relva Verde Produtos Naturais em Londrina apóia os regimes nutricionalmente balanceados, porque a saúde deve sempre ser colocada em primeiro lugar.

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Comentário (1)

  1. postado por Caio Alves em 18/12/2012

    Não pode fazer com 100% proteínas, mesmo porque é meio impossível…. Colocar gorduras e etc cai bem, ou faz como eu, consome também carboidratos, porém bem menos e quando consumidos, em forma integral… O resultado pode não vir rápido, mas é fácil de fazer e prazeroso!

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