Diferenças entre a farinha de trigo branca e a farinha de trigo integral

AvatarPor:
Categoria : Alimentos Funcionais, Saúde | 28/12/2018 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email

Sempre nos perguntam qual a diferença entre farinha de trigo integral e farinha de trigo branca (ou comum), por isso preparamos este artigo especial, para esclarecer e te ajudar a escolher a melhor opção para suas receitas!

Sobre os tipos de farinha de trigo:

Farinha de trigo especial: Extraída da parte central do endosperma tem tonalidade mais clara e granulometria mais fina. Receitas feitas com essa farinha ficam bem macias, no caso de pães, o miolo fica mais claro e a casca mais lisa.

Farinha de trigo comum: também é extraída do endosperma, mas da parte exterior, é um pouco mais escura e mais grossa, ideal para massas, bolos e pães, que ficam com miolo um pouco mais escuro e casca menos lisa.

Farinha de trigo integral: é resultado da moagem do grão de trigo inteiro, isto é, casca, gérmen e endosperma. É nutricionalmente mais rica que as anteriores já que possui fibras e vitaminas que são ‘perdidos’ no processo de refinamento das farinhas brancas.

Farinha de semolina: há ainda a farinha de sêmola ou semolina, que é um subproduto da farinha de trigo branca.

Farinha de glúten: é uma farinha feita a partir da moagem do grão inteiro de trigo em que é adicionado o glúten (que é a proteína presente no endosperma do grão).

É justamente a presença do glúten (presente em maior quantidade nas farinhas brancas por serem feitas do endosperma) que permite que os pães, massas e bolos cresçam e se expandam com mais facilidade, produzindo alimentos mais macios e com sabor mais suave.

Veja abaixo como a farinha de glúten pode ser útil nas suas receitas!

E se eu estiver de dieta? Qual escolher?

Bom, neste caso precisamos pensar em qual o motivo da sua dieta, se for perder peso, a farinha integral tem a vantagem de possuir muito mais fibra, então é a melhor opção, mas não se esqueça que ambas possuem a mesma quantidade de calorias, ou seja, é melhor não abusar!

Se o caso da sua dieta é por conta de diabetes, é preciso ficar atento, tanto uma quanto a outra elevam a glicemia de forma rápida! Novamente a integral tem a vantagem de possuir fibras, que ajuda na digestão, nestes casos o recomendado é procurar por farinhas ‘low carb’ como as farinhas de amêndoas, farinha de coco, farinha de amendoim ou optar pela farinha de centeio.

Como substituir a farinha branca pela integral?

Tem várias formas de fazer a substituição, confira algumas dicas:

  1. Ajuste as quantidades: 240g de farinha branca = 180g de farinha integral
  2. Adicione mais líquido: como a farinha integral absorve mais líquido você deve adicionar um pouco mais de ingredientes líquidos, como água, leite ou suco de laranja (que ajuda a diminuir o amargor da farinha integral)
  3. Use as 2 em conjunto: você pode utilizar as 2 utilizando as proporções 2/3 de farinha branca com 1/3 de farinha integral ou 1/2 de farinha integral e 1/2 de farinha branca
  4. Farinha de Glúten: para tornar os pães integrais mais macios adicione uma colher de farinha de glúten à receita (considere 1 colher para cada 500g de farinha integral)
  5. Dê mais tempo à massa: pães com farinha integral precisam de mais tempo para descansar, experimente dar de 20 a 30 minutos antes de sová-lo
  6. Diminua a densidade da massa: reduza a quantidade de gorduras utilizando 20% menos manteiga/gordura vegetal
  7. Temperatura do forno: asse mais lentamente, assim a massa tem mais tempo para crescer ainda no forno.

Agora que você já sabe as diferenças entre a farinha branca e a integral, aprendeu alguns truques para obter receitas mais macias e ricas em fibras, passe em uma das nossas lojas físicas ou compre online em nossa loja virtual!

Leia Também

Ginecologia natural: o poder das ervas a serviço da saúde da mulher Você já deve ter ouvido de sua mãe, avó, tia, sogra, que os banhos de assento são ótimos para muitas ‘coisas de mulher’ (como elas diziam!) Você já sabe que a fitoterapia funciona, já faz (inclusive) parte dos tratamentos oferecidos pelo S...
Verão, Sol e Calor! E a pele e cabelos ficam como? Desidratados ou oleosos! Vej... O verão (e as férias de verão) nos convidam a passear sob o sol, curtir as praias, piscinas e cachoeiras por esse Brasil lindo! Mas como fica nossa pele e nossos cabelos com essa exposição prolongada ao sol? Nos primeiros dias é tudo ótimo...
Faça seu próprio mix de chás! Os chás mistos são ótimos para sua saúde! Os chás são aliados incríveis da nossa saúde e bem-estar! Eles nos ajudam a manter a hidratação em dia, e dependendo do mix que você escolher, ainda pode ajudar a manter a saúde em dia e afastar dores e incômodos. Uma das principais vantag...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *