Geoterapia – A saúde que vem da Terra

Por:
Categoria : Saúde | 15/08/2012 | 6 comentários

Print Friendly, PDF & Email
Geoterapia – A saúde que vem da Terra

O mundo dos produtos naturais é muito grande, existem inúmeros alimentos e plantas medicinais que trazem benefícios a nossa saúde, mas também existem outros produtos que podem trazer muitos benefícios tanto para a nossa saúde como para a saúde da nossa pele.

Um ótimo exemplo são as argilas que compõe a geoterapia, ou seja, terapia da terra.

As argilas nada mais são que terras compostas de minerais específicos que auxiliam em alguns tratamentos de beleza, anti-inflamatórios e de cicatrização. Elas são compostas basicamente por silicatos de alumínio hidratados e alguns oligoelementos como o cálcio, magnésio, potássio, titânio e outros.

Existem diversos tipos de argilas que são determinadas pela sua procedência, cor e composição mineral, conheça algumas delas:

  • Argila branca: essa argila é rica em alumínio e caolinita, muito utilizada pela sua ação hidratante e clareadora em peles mais sensíveis. A outra aplicação da argila branca é para a cicatrização de pequenas feridas e queimaduras leves.
  • Argila verde: é rica em ferro e possui cálcio, potássio, fósforo, magnésio e outros oligoelementos que fazem da argila verde a mais indicada pra tratamentos preventivos e auxiliadores de inúmeros males, dores musculares e nas articulações (se utilizada na forma de emplastro) e também como um poderoso anti-inflamatório e cicatrizante, sendo muito indicada para irritações da pele, reações alergênicas e inflamações. Como tratamento de beleza é indicada para peles oleosas, com acne e para couro cabeludo oleoso.
  • Argila cinza e preta: essas argilas são de origem de solos vulcanizados e ricas em titânio, são excelentes antioxidantes evitando o envelhecimento da pele, esfoliantes, clareadoras de manchas, redutoras de acne e auxiliam na ativação do metabolismo de gorduras superficiais, muito utilizada em emplastros abdominais, mas cuidado pois essas argilas contém enxofre e podem ressecar a pele caso sejam aplicadas em peles muito sensíveis e desidratadas. A argila preta ainda tem ação anti-inflamatória, antitumoral e antiestresse.
  • Argila rosa: é rica em ferro e é a argila mais suave, por isso é muito indicada para peles sensíveis dando maciez para a pele e o cabelo.
  • Argila vermelha: é uma argila rica em óxido de ferro e cobre, serve para hidratar e fortalecer a pele, prevenir o envelhecimento, ajuda na respiração da mesma, desinfetante, retarda o envelhecimento, reduz medidas e age como anti estressante.
  • Argila amarela: é rica em silício; tem ação tonificante e é indicada para peles maduras e cansadas.

Para fazer o emplastro de argila você precisa apenas adicionar água mineral, ou chás medicinais complementares até que a mistura comece a ficar com uma textura mais firme ao ponto de que ainda seja fácil a sua aplicação sobre a pele. Para o emplastro em feridas abertas utilizar a proteção de uma gaze ou algo similar para proteger o local do contato direto.

Você encontra todas esses tipos de argila em pó nas lojas Relva Verde Produtos Naturais, aproveite mais essa força da natureza.

Leia Também

Cuidados com as unhas, os cabelos e a pele: previna-se com estes produtos natura... Pele, unhas e cabelos sofrem com a falta de vitaminas, minerais e proteínas, por isso é tão importante ficar atento à alimentação e aos sinais de deficiências nutricionais para garantir que estejam sempre saudáveis! Unhas As unhas são óti...
Benefícios e aplicações dos óleos essenciais para sua saúde e bem-estar Os óleos essenciais são conhecidos desde a antiguidade por possuírem atividades biológicas, como propriedades antibacteriana, antifúngica e antioxidante. As antigas civilizações já ...
Cuidados com Rins e Sistema Urinário: previna-se com estes produtos naturais As doenças renais e do trato urinário estão cada vez mais comuns, os principais fatores de risco são causas genéticas, o diabetes e a hipertensão. No caso das doenças renais &eacut...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Comentário (6)

  1. postado por Soninha em 30/09/2015

    Gostaria de saber; se posso armazenar Argila em pó e Dolomita em pó em frasco de vidro e também o de plástico. A dolomita comprei no mercado municipal e só tem a etiqueta do Empório, como posso saber se ela é pura…devo confiar???  Pois quero passar no rosto..Obrigado!

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 01/10/2015

      Olá Soninha!

      A argila e a dolomita podem ser colocadas em potes de plástico ou vidro bem fechados e devem ser armazenadas em local seco, fresco e ao abrigo da luz. 

      Quanto a procedência e qualidade dos produtos não podemos afirmar, pois trabalhamos apenas com a marca Ervas e Raízes, segue o link dos produtos disponíveis em nosso site: http://www.lojarelvaverde.com.br/argila-dolomita/

      Estamos à disposição! 😉

  2. postado por Meireivone Seco em 18/05/2016

    Bom dia! Gostaria de saber se trabalham com sabonetes de argila? Obrigado. 

  3. postado por Aline em 13/09/2017

    Olá! Gostaria de saber a procedência das argilas da marca Ervas e Raízes com a qual a loja trabalha, sobre a extração e cuidados, etc

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 13/09/2017

      Olá Aline,

      Sobre as regiões de onde são provenientes, o fornecedor informou que não há um documento oficial, mas são extraídas dos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
      Se desejar, por gentileza, solicite o certificado de análise das argilas no e-mail: contato@relvaverde.com.br

      Estamos à disposição 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *