Goji Berry: A Velhinha Que Continua Na Moda

Por:
Categoria : Alimentos Funcionais, Saúde | 09/04/2013 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email
Goji Berry: A Velhinha Que Continua Na Moda

A Goji Berry é uma fruta originária do Tibete e da China que há muito tempo vem sendo utilizada para melhorar muitos aspectos da saúde humana. Finalmente essa frutinha caiu no gosto dos brasileiros que logo trataram de deixar essa velhinha ancestral na moda novamente.

É rica em aminoácidos, vitaminas, ácidos graxos insaturados (como o ômega-3), poderosos antioxidantes e polissacarídeos. A melhor noticia é que, mesmo contendo tantos nutrientes importantes, essa frutinha tem poucas calorias.

Os aminoácidos presentes na fruta auxiliam na produção de proteínas importantes para os músculos e pele, tornando a Goji Berry também muito recomendada para as pessoas que seguem uma dieta vegetariana. Entre as vitaminas estão a vitamina C, B1, B2 e B6.

A função antioxidante auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e inflamatórias, além de, é claro, retardar o processo de envelhecimento precoce e até prevenir o surgimento de alguns tipos de canceres. Já o ômega-3 auxilia na redução do colesterol ruim (LDL).

Além desses nutrientes, é rica em fibras solúveis e insolúveis, que auxiliam na melhora do trânsito intestinal e também dá a sensação de saciedade. A concentração de vitamina C é 50 vezes maior (em 100) que a contida em uma laranja.

Segunda uma pesquisa publicada na revista de Medicina Alternativa e Complementar (JournalofAlternativeandComplementary Medicine) em 2008, o Goji Berry (Lyciumbarbarum) após 14 dias de ingestão diária já traz a sensação geral de bem estar, melhora o processo gastrointestinal, as performances neurológicas e fisiológicas, melhora a qualidade do sono, a concentração, dá mais disposição e melhora até mesmo o desempenho atlético.

Outra pesquisa australiana publicada na revista de farmacologia bioquímica (BiochemicalFarmachology) ainda comprova a eficiência da taurina presente no fruto para retardar a progressão de doenças na retina de pessoas com diabetes.

Estudos desenvolvidos em todo o mundo ainda demonstram a eficácia do consumo diário de Goji Berry na melhoria das funções renais, destruição das células do câncer de próstata e inibição do crescimento do tumor.

Mas cuidado, as pesquisas também mostram que pessoas sensíveis a alguns tipos de alimentos também podem apresentar reação alérgica ao Goji Berry, caso isso ocorra suspenda o uso imediatamente. Apesar da reação alérgica não ser muito comum, fique sempre atento.

A dosagem diária recomendada é de 15 a 45g do fruto seco, ou 120ml do suco ou ainda 1 cápsula duas vezes ao dia. Lembre-se, todo exagero pode acabar causando malefícios à saúde, por isso não extrapole os limites máximos de ingestão dessa frutinha sensacional.

Você encontra a Goji Berry nas lojas Relva Verde em Londrina e através da loja virtual, agora com entrega mais rápida via E-sedex.

Leia Também

Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – III Nas semanas anteriores vimos as diferenças entre alergia e intolerância, em que a legislação é feita apenas para proteger as pessoas que apresentam essas doenças. Uma das doenças mais graves de alergia é chamada de doença celíaca, que pode ...
Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – II No artigo anterior falamos um pouco sobre alergias e intolerâncias e começamos a falar das dietas sem glúten. Essa semana vamos nos aprofundar no assunto para você ficar craque e sair ajudando outras pessoas a entender sobre uma das legisla...
Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – I Essa semana vamos falar de um assunto que está gerando muita polêmica: normas da ANVISA que influenciam diretamente na sua percepção do produto que está adquirindo. Uma delas é em relação ao conteúdo de glúten nos alimentos, mas antes vamo...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *