Luteína e Zeaxantina, Onde Encontrar?

Eng.ª de Alimentos Evelyn Marssola CastroPor:
Categoria : Produtos, Saúde | 10/11/2015 | 2 comentários

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A luteína é um carotenoide da classe das xantofilas, ou seja, um tipo de pigmento de cor amarela presente em alguns alimentos como as folhas de cor verde escuro, abóbora, milho, ovo, páprica, entre outros.

Da mesma forma é a zeaxantina, que é tão parecida com a luteína que é difícil não encontrar os dois pigmentos juntos no mesmo alimento ou suplemento, principalmente por terem ações e estruturas químicas muito similares.

Esses dois compostos não são produzidos pelo nosso próprio corpo, por isso nós precisamos ingeri-los através dos alimentos ou suplementos alimentares. 

No nosso organismo, eles compõem um pedacinho da nossa retina de cor amarela, chamada mácula. A mácula é a responsável por enxergar os detalhes das imagens e infelizmente ela pode ser degenerada/danificada com o tempo de exposição ao sol, envelhecimento, fumo e obesidade. Quando a mácula é danificada, começa a causar cegueira, mas por isso é que a luteína e zeaxantina estão por lá. Na mácula, esses dois pigmentos são responsáveis por absorver a energia da luz azul emitida pelo sol e, graças a sua poderosa ação antioxidante, evita que os radicais livres causados pelo estresse oxidativos causem danos aos nossos olhos.

Para pessoas com diabetes, a ingestão desses pigmentos é ainda mais importante, por causa do risco aumentado de possíveis cegueiras.

A ingestão desses pigmentos tem sido comprovada como uma forma de reduzir em até 82% o risco de degeneração macular e possível cegueira.

Esses pigmentos também são muito importantes para a saúde da nossa pele, podendo prevenir até o melanoma, câncer de pele. Também têm ação antioxidante na pele e são capazes de melhorar a hidratação e elasticidade, além de prevenir danos causados pelo sol.

Além disso, muitos estudos científicos têm comprovado outros benefícios associados à ingestão dos pigmentos, como redução do risco de catarata, efeito protetor contra aterosclerose (entupimento das veias com gorduras, colesterol e outros), previne o aparecimento e progressão de alguns tipos de câncer e evitam outras doenças degenerativas. 

Apesar desses compostos não terem uma recomendação diária oficial, muitos estudos têm sugerido uma ingestão ideal de até 6mg/dia.

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Referências

AMBROSIO, C. L. B. et al. Carotenóides como alternativa contra hipovitaminose A. Rev. Nutr., v. 19, n. 2, p. 233-243, 2006.

EVANS, J. A.; JOHNSON, E. J. The role of phytonutrients in skin health. Nutrients, v. 2, n. 8, p.903-928, 2010.

STRINGHETA, P. C. et al. Luteína: propriedades antioxidantes e benefícios a saúde. Alim. Nutr., v. 17, n. 2, p. 229-238, 2006.

TAWATA, N. Determinação de carotenóides em alimentos brasileiros in natura, processados e preparados para a tabela nacional de composição de alimentos. Dissertação de mestrado. Campinas, 2010.

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Comentário (2)

  1. postado por ZAIRA em 05/06/2017

    PARA QUEM, JA ESTA COM, VISAO TURVA POR CAUSA DA DIABETIS?

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 06/06/2017

      Olá Zaira!

      A Luteína e Zeaxantina poderá ajudar. A ingestão desses pigmentos tem sido comprovada como uma forma de reduzir em até 82% o risco de degeneração macular e possível cegueira, mas aconselhamos sempre a consulta com o seu médico.

      Estamos à disposição 😉

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