Medicina Tradicional Chinesa: veja como o conhecimento oriental pode auxiliar na sua saúde e bem-estar.

AvatarPor:
Categoria : Saúde | 30/07/2019 | Seja o 1º a comentar!

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem se tornado muito mais difundida por aqui, ela tem uma visão um pouco diferente e parte da prevenção, diagnóstico e tratamento baseado na interação entre a natureza (elementos) e o corpo humano (partes do corpo). Essa interação se dá através da energia Qi e a forma como ela circula pelos meridianos do nosso corpo.

Além do uso de plantas medicinais, a MTC utilizada ainda outros tratamentos como acupuntura, auriculoterapia, ventosaterapia, exercícios físicos o (Chi Kun, Tai Chi Chuan, entre outros), massagens e dietoterapia. (Aliás! Se você quiser saber sobre a dietoterapia ligada à MTC deixa um comentário neste artigo!)

O terapeuta que aplica a MTC faz o diagnóstico a partir da observação, olfato, audição, perguntas sobre o histórico do paciente e do que no pulso, tórax e abdômen (meridianos). A observação do rosto, olhos, línguas, orelhas, voz, temperatura, frequência cardíaca e alterações palpáveis nos órgãos abdominais irão indicar ao terapeuta onde há desequilíbrio do Qi (Yin e Yung).

No caso das plantas medicinais (fitoterapia) o diagnóstico irá apontar o que precisa ser equilibrado (eles utilizam o termo esquentar/esfriar), por isso a estreita relação dos elementos naturais com órgãos vitais e estações do ano.

Daí a utilização da Teoria dos 5 elementos representada por Fogo/Coração/Verão, Água/Rins/Inverno, Madeira/Fígado/Primavera, Terra/Pâncreas/Verão Prolongado e Metal/Pulmões/Outono.

Elemento Água/Rins: é associado ao inverno, quando a energia é poupada, condensada, conservada e armazenada. Veja alguns exemplos:

Alcaçuz: possui ação antiespasmódica, anti-inflamatória, diurética e expectorante. É utilizada no combate a bronquites, rouquidão, catarro, transtornos biliares e úlceras gástricas.

Aloe Vera: possui ação tônica e laxativa.

Crataegus: possui ação vasodilatadora e hipotensiva, diminuindo a pressão arterial. Também atua como tônico cardíaco e possui um leve efeito sedativo.

Valeriana: Antiespasmódico e sedativo. É utilizada contra gases, vômitos e parasitas intestinais. Atua também reduzindo a incidência de urticárias e dermatoses de origem nervosa.

Ganoderma: possui ação antitumoral e imunoterapêuticas, atuando contra alguns tipos de tumores, e reduzindo o mal-estar provocado pelo tratamento oncológico (como falta de apetite e insônia). Ajuda a controlar a glicemia e o colesterol.

Chá Verde: é um potente estimulante, além de atuar no sistema digestivo e urinário, acelerando o metabolismo e combatendo o envelhecimento precoce.

Elemento Madeira/Fígado: é associado à primavera, é uma fase expansiva, alegre e explosiva, de criação e procriação. Traz o vigor, a energia da juventude e crescimento. Veja alguns exemplos:

Unha de Gato: possui ação anti-inflamatória, antirreumática e antibacteriana. É utilizada para combater diarreias, artrites, asma, dermatites, reumatismo.

Gengibre: atua no sistema digestivo, possui ação termogênica e auxilia no tratamento de rouquidões e tosse.

Alcachofra: atua nas doenças do fígado, na regulação da função biliar e como estimulante renal. Possui ação hepatoprotetora e ajuda a regular os níveis de colesterol e triglicérides. Também atua como hipoglicemiante, ajudando no controle do diabetes.

Cavalinha: É utilizada como diurético. Atua também como hemostático nas hemorragias nasais, hemorroidas e na menstruação excessiva. Possui ação anti-inflamatória prostática. Auxilia nas dietas de emagrecimento e no tratamento da incontinência urinária noturna em crianças. (No caso de crianças menores de 4 anos opte apenas pelo uso moderado do chá)

Mulungu: Possui ação calmante, atuando como sedativo leve. Também auxilia no tratamento da asma de origem nervosa, tosses nervosas, dores reumáticas e insônia.

Tribulus Terrestris: aumenta os níveis de testosterona, reduz os sintomas da menopausa e melhora a libido em homens e mulheres.

Elemento Fogo/Coração: é associado ao verão, quando tudo se aquece e se expande, possui relação com as emoções e com a criatividade. Veja alguns exemplos:

Camomila: Atua como calmante para excitação nervosa e insônia. Reduz o estresse promovendo relaxamento. Ajuda a combater as dores menstruais excessivas. Também ajuda a diminuir o mal-estar da gastrite, azia e má digestão.

Ginseng: atua no sistema gastrointestinal e hepático. Também é conhecido por atuar contra problemas sexuais masculinos e femininos.

Goji Berry: atua no sistema imunológico, ajuda a controlar a gordura no fígado e combater o envelhecimento precoce.

Salsaparrilha: possui ação depurativa, diurético e sudorífero.

Sene: possui ação laxativa, auxiliando em dietas detox, perda de peso e pacientes com problemas intestinais.

Elemento Terra/Pâncreas: é associada ao verão prolongado, quando o fogo diminui e retorna ao equilíbrio, está muito ligado ao bem-estar e plenitude. Veja alguns exemplos:

Centella Asiática: Atua como purgante e diurético, também é um ótimo tônico circulatório e ajuda a combater a celulite.

Dente de Leão: Estimula a função renal, possui ação diurética e é fonte de potássio.

Açafrão/Cúrcuma: Excitante, diurético, estomáquico, antidiarreico, antiescorbútico, antiespasmódico. Utilizado também nas afecções do fígado e do trato biliar.

Castanha da Índia: atua como tônico circulatório, adstringente, anti-hemorrágico e vasoconstritor. É indicada no tratamento de varizes, hemorroidas e flebites.

Laranja Amarga: atua no sistema digestivo, possui ação antirreumática e antisséptica. Também atua contra a prisão de ventre.

Elemento Metal/Pulmões: é associado ao outono, à transformação e a busca por nossa essência. Veja alguns exemplos:

Amora Branca: Atua como tônico, analgésica, sedativa e diurética. Sendo indicada para reduzir a pressão sanguínea, contra dores de dentes e inflamações bucais. Também auxilia no controle da glicemia em diabéticos.

Ginkgo Biloba: excelente antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce. Estimula a circulação sanguínea e age no Sistema Nervoso Central melhorando a memória, atenção, audição e equilíbrio.

Conheça a Linha de encapsulados de Medicina Tradicional Chinesa da Supraervas em nossa loja virtual.

Referencias:

GRANDI, Telma Sueli Mesquita. Tratado das plantas medicinais. Mineiras, nativas e cultivadas. 2014.

LONDRINA. Prefeitura do Município. Fitoterapia: protocolo. 2006.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *