Mitos e Verdades sobre Emagrecimento #1
Não é nenhuma novidade que muitos estão sempre procurando por melhorias físicas e que essas melhorias geralmente estão relacionadas com o peso. Assim, surgem inúmeras dietas e formas de emagrecimento que prometem eficácia e rapidez.
Mas até que ponto essas dicas são reais e saudáveis?
Confira os mitos e as verdades sobre emagrecimento em uma série de artigos sobre o tema.
#1 – Dieta radical: parar de comer.
Mitos:
Parar de comer não emagrece: a velha ideia de que para emagrecer você precisa parar de comer é um mito.
Todo o alimento, quando digerido, é transformado em energia que abastece todo o nosso organismo, mesmo uma pessoa sedentária (que não pratica atividades físicas) gasta uma quantidade de calorias (energias) para pensar, andar e outras atividades comuns e rotineiras, até mesmo para comer você gasta calorias, por isso é extremamente importante manter uma ingestão CONTROLADA, caso contrário todas essas funções serão prejudicadas.
Com a parada repentina da ingestão de uma quantidade normal de alimentos, o corpo tem a reação de acumular ainda mais calorias como uma forma de defesa para prevenir que essa energia consumida dure por mais tempo possibilitando que o organismo trabalhe normalmente. Por isso, parar de comer pode até emagrecer na hora, mas com o tempo essa estratégia não é eficaz e pode tornar a continuidade do emagrecimento ainda mais difícil e se caso a dieta não for continuada o ganho de peso será muito maior e mais rápido.
Verdades:
A redução da quantidade de comida ingerida de forma gradativa e controlada emagrece: o ideal para um emagrecimento sadio e definitivo é reduzir o número de calorias ingeridas em cada refeição e aumentar o número de refeições para que o organismo não sinta falta das energias que precisa durante o dia.
O número ideal de ingestão de calorias diárias varia de pessoa para pessoa, dependendo das atividades que serão realizadas durante o dia. É necessário levar em consideração o tipo de esforço físico que a pessoa exerce no trabalho, estudo e lazer, por isso é extremamente importante sempre consultar um médico ou um nutricionista para saber qual é o ideal para você.
Sabendo a quantidade de calorias que você precisa ingerir por dia, é muito importante fazer uma redução dessas calorias de forma gradativa para que você (e seu corpo) se acostume aos poucos com a novidade, facilitando ainda mais o emagrecimento e tornando-o permanente, com poucos riscos de não funcionar ou fazer com que o emagrecimento seja revertido drasticamente caso a dieta seja interrompida.
O segredo é fazer uma REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, trocando os alimentos gordurosos por aqueles com menor índice de calorias, inserindo alimentos funcionais no dia a dia, tomando mais água, trocando produtos “brancos” (refinados) pelos integrais e aumentando o número de refeições, diminuindo a quantidade de comida nas principais e consumindo alimentos com baixa caloria nos lanches intermediários.
IMPORTANTE:
Procure uma orientação profissional quando decidir fazer algum tipo de dieta mais radical.
A Relva Verde Produtos Naturais apóia a ideia de levar uma vida mais saudável oferecendo produtos naturais, integrais e funcionais para auxiliar na sua dieta de emagrecimento.