Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – III

Eng.ª de Alimentos Evelyn Marssola CastroPor:
Categoria : Saúde | 19/09/2017 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email

Nas semanas anteriores vimos as diferenças entre alergia e intolerância, em que a legislação é feita apenas para proteger as pessoas que apresentam essas doenças. Uma das doenças mais graves de alergia é chamada de doença celíaca, que pode ser tão grave e até levar uma pessoa a morte apenas ao ter contato com pessoas que consumiram glúten, nos casos mais agudos e raros.

Vimos que depois da nova legislação, RDC 26/2015, apenas os produtos totalmente isentos de glúten (até mesmo traços) podem ter no rótulo a expressão NÃO CONTEM GLÚTEN e para isso até o plantio dos ingredientes deve ser afastado de plantios com glúten; cuidados com transporte e manipulação também são indispensáveis.

Agora vamos conhecer mais sobre a listagem de ingredientes considerados alergênicos (segundo a nova lei) que precisam estar nos rótulos dos produtos como alerta para pessoas alérgicas e intolerantes.

Antes disso, vale relembrar que um alimento pode sofrer contaminação cruzada e que a mesma acaba sendo considerada na hora do produto listar seus alergênicos. Segundo a própria legislação, contaminação cruzada é: “presença de qualquer alergênico alimentar não adicionado intencionalmente ao alimento como consequência do cultivo, produção, manipulação, processamento, preparação, tratamento, armazenamento, embalagem, transporte ou conservação de alimentos, ou como resultado da contaminação ambiental”.

Por exemplo, uma empresa que processa produtos com amendoim e outros produtos sem amendoim no mesmo local (maquinários/manipuladores), os produtos que não tem amendoim nos ingredientes também devem conter no rótulo o alerta da possibilidade de conter o amendoim como alergênico. Assim, pessoas com muita sensibilidade a esses produtos passam a ter conhecimento de uma possível reação alérgica apenas por uma contaminação cruzada.

Por isso, pode ser comum comprar um pacote de aveia e vir no alerta para alérgicos que pode conter amendoim. O simples fato de passar pelo mesmo maquinário, mesmo depois de higienizado, pode deixar um resíduo de algum alergênico que pode prejudicar a saúde de pessoas alérgicas.

A lista de componentes que devem constar no rótulo como alerta para alérgicos são:

• Trigo, centeio, cevada, aveia e suas estirpes hibridizadas;
• Crustáceos;
• Ovos;
• Peixes;
• Amendoim;
• Soja;
• Leites de todas as espécies de animais mamíferos;
• Amêndoa (Prunusdulcis, sin.:Prunusamygdalus, Amygdaluscommunis L.);
• Avelãs (Corylus spp.);
• Castanha-de-caju (Anacardiumoccidentale);
• Castanha-do-brasil ou castanha-do-pará (Bertholletia excelsa);
• Macadâmias (Macadamia spp.);
• Nozes (Juglans spp.);
• Pecãs (Carya spp.);
• Pistaches (Pistacia spp.);
• Pinoli (Pinus spp.);
• Castanhas (Castanea spp.);
• Látex natural.

Por isso, também pode ocorrer uma situação bastante divertida: numa caixa de leite, o alerta: “Alérgicos: Contém Leite” ou alertas tão grandes, que deveriam vir em um livrinho junto com a embalagem, isso acontece porque existem indústrias que fracionam (pesam em pequenas quantidades) a maioria desses produtos no mesmo local, por isso, o simples fato de estar armazenado próximo de um alimento dessa lista, o produto precisa ter esse alerta no rótulo.

Fique atento, existem três formas de escrever o alerta para alérgicos:

“Alérgicos: Pode conter…”. Quando essa expressão aparecer no rótulo, saiba que isso indica que aquele componente alérgico pode estar presente no alimento por contaminação cruzada e a empresa não conseguiu comprovar laboratorialmente a sua ausência naquele alimento.

“Alérgicos: Contém…”. Essa expressão aparece quando aquele alergênico está diretamente na lista de ingredientes ou compõe algum ingrediente usado na fabricação, por exemplo, um biscoito feito com margarina deve conter o alerta sobre leite mesmo que ele não faça parte da fabricação, pois está presente na margarina.

“Alérgicos: Contém derivados de…”. Deve ser usado quando contém algum derivado desses alimentos da lista. Por exemplo, o trigo, essa deve ser a expressão quando se tratar de farinha de trigo e não do grão de trigo em si.

Segundo essa legislação, o alerta precisa estar em um tamanho de letra de destaque, caixa alta, negrito e com no mínimo 2mm, além disso deve contrastar com o fundo da embalagem para ser de fácil leitura.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os mistérios dos rótulos de alimentos e a nova legislação da ANVISA, use isso a favor da sua saúde, caso suspeite de alguma alergia ou intolerância procure um médico.

Referências:
VICI, G; et al. Gluten free diet and nutrientdeficiencies: a review. Clinical Nutrition, may, p. 1-6, 2016.

REILLEY, N. R. The gluten-free diet: recognizing fact, fiction and fad. The Journal of Pediatrics, v. 175, p. 206-210.

ANVISA. Rotulagem de alimentosalergênicos. 2017. http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/2810640/Rotulagem+de+Alerg%C3%AAnicos/283b1a22-d923-4eb1-84fa-cb1a662b7846

Leia Também

Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – II No artigo anterior falamos um pouco sobre alergias e intolerâncias e começamos a falar das dietas sem glúten. Essa semana vamos nos aprofundar no assunto para você ficar craque e sair ajudando outras pessoas a entender sobre uma das legisla...
Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – I Essa semana vamos falar de um assunto que está gerando muita polêmica: normas da ANVISA que influenciam diretamente na sua percepção do produto que está adquirindo. Uma delas é em relação ao conteúdo de glúten nos alimentos, mas antes vamo...
Cuidados com as unhas, os cabelos e a pele: previna-se com estes produtos natura... Pele, unhas e cabelos sofrem com a falta de vitaminas, minerais e proteínas, por isso é tão importante ficar atento à alimentação e aos sinais de deficiências nutricionais para garantir que estejam sempre saudáveis! Unhas As unhas são óti...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *