O Superpoder da Natureza: Betacaroteno

Por:
Categoria : Alimentos Funcionais, Saúde | 05/03/2013 | 2 comentários

Print Friendly, PDF & Email
O Superpoder da Natureza: Betacaroteno

Esse pigmento carotenoide pró-vitamina A é um poderoso antioxidante  e com o superpoder de prevenir diversos tipos de câncer, doenças cardiovasculares, aumentar da imunidade e, claro, dá a maior força para melhorar a saúde da pele, cabelo e unhas.

O betacaroteno é uma substância pigmento do grupo carotenoide que são responsáveis pelas colorações desde o amarelo até o vermelho em frutas, vegetais e hortaliças. É uma poderosa substância pró-vitamina A, ou seja, responsável pela obtenção indireta da vitamina A.

A vitamina A, também chamada retinol, é de extrema importância para nossa a saúde incluindo benefícios para a saúde dos olhos, principalmente melhorando a visão noturna, e ação antioxidante eliminando radicais livres que podem ocasionar inúmeras doenças como o próprio câncer, danos por causa do estresse oxidativo e o processo de envelhecimento e seus sintomas.

Muitos estudos tem tentado comprovar a eficácia do betacaroteno para a prevenção de inúmeros tipos de câncer, um desses sendo o câncer de colo de útero e outro do pulmão.

O BC, como é chamado pelos pesquisadores, também é capaz de prevenir a hipertensão arterial, aumentar a imunidade, aumentar a elasticidade da pele, estimular a produção de melanina consecutivamente protegendo a pele contra as ações dos raios ultravioletas, facilitar o bronzeamento da pele, dar mais brilho aos cabelos e fortalecer as unhas.

O betacaroteno é uma substância lipossolúvel, ou seja, é necessária a presença de gorduras para que ele seja sintetizado no nosso organismo melhorando, assim, o metabolismo de gorduras. A forma mais eficaz de absorver esse nutriente através dos alimentos é o consumo dos mesmos minimamente cozidos e com uma pequena quantidade de azeite prensado a frio.

Esse pigmento está presente em diversos alimentos como frutas e vegetais de cores laranja ou amarela (manga, damasco, cenoura, abóbora etc.) e em hortaliças com cores verde escuro (espinafre, brócolis, mostarda, etc.), mas você também pode obter essa substância já concentrada em cápsulas.

A ingestão diária recomendada de ingestão do betacaroteno é de até 6 mg ao dia. Essa ingestão pode ser realizada tanto através dos alimentos como através da suplementação, por isso, caso opte pelo uso das cápsulas (suplementação) tenha atenção à ingestão de alimentos com betacaroteno, pois uma superdosagem desse nutriente pode trazer malefícios a nossa saúde, por isso é sempre importante consultar o seu médico para que a ingestão desse superpoder da natureza não acabe prejudicando a sua saúde.

Para adquirir esse superpoder vá até uma de nossas lojas em Londrina ou peça as cápsulas e o damasco através da nossa loja virtual com um preço super especial.

Leia Também

Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – III Nas semanas anteriores vimos as diferenças entre alergia e intolerância, em que a legislação é feita apenas para proteger as pessoas que apresentam essas doenças. Uma das doenças mais graves de alergia é chamada de doença celíaca, que pode ...
Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – II No artigo anterior falamos um pouco sobre alergias e intolerâncias e começamos a falar das dietas sem glúten. Essa semana vamos nos aprofundar no assunto para você ficar craque e sair ajudando outras pessoas a entender sobre uma das legisla...
Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – I Essa semana vamos falar de um assunto que está gerando muita polêmica: normas da ANVISA que influenciam diretamente na sua percepção do produto que está adquirindo. Uma delas é em relação ao conteúdo de glúten nos alimentos, mas antes vamo...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Comentário (2)

  1. postado por Elizabeth DalRio em 18/12/2013

    como eu faço para encomendar o betacaroteno e a semente da uva ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *