Os Poderes do Gigante Amaranto

Por:
Categoria : Alimentos Funcionais, Saúde | 06/03/2012 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email
Os Poderes do Gigante Amaranto

O Amaranto é uma semente muito popular na maioria dos países da America do Sul e já está conquistando o Brasil. Mesmo sendo uma semente pequena, tem benefícios gigantescos para a nossa saúde.

Esse vegetal, conhecido como o feijão dos Andes é rico em zinco, cálcio e ferro de alto valor biológico, que é absorvido pelo nosso organismo:

  • O ferro é um nutriente essencial para os músculos, deixando-os mais resistentes e com mais energia por causa da sua função de carregar o oxigênio pelo nosso corpo. Com esse nutriente, o amaranto é um poderoso ajudante para as pessoas em situações que necessitam de níveis maiores de ferro na dieta diária, como no caso de vegetarianos, gestantes, mulheres que ainda apresentam o ciclo menstrual, atletas e crianças em fase de crescimento.
  • Já o zinco é um grande auxiliar na manutenção de um bom sistema imunológico, formação óssea, cicatrização, auxilia no bom funcionamento do pâncreas ajudando a liberar mais insulina e evita a degeneração muscular. Sendo rico em zinco o amaranto se torna fundamental na dieta de pessoas diabéticas e para aqueles que desejam envelhecer com saúde.
  • Com uma ótima concentração de cálcio, o amaranto também se torna um poderoso aliado para as pessoas que possuem intolerância a lactose e que necessitam desse mineral nos cardápios diários. Ele é extremamente importante para toda a formação óssea e também como ativador de enzimas responsáveis pela coagulação sanguínea e manutenção das membranas celulares, assim, também é indicado para mulheres que estiverem passando pela menopausa.
  • Além de todos esses benefícios, o amaranto é rico em proteínas com um total de 14%, tendo uma das maiores concentrações entre os vegetais e auxiliando na redução significativa dos níveis de colesterol LDL; é rico em fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino, vitaminas A e do complexo B.

O melhor de tudo é que o amaranto não possui glúten, por tanto é ideal para os celíacos (que têm alergia a glúten). Dessa forma pode ser usado em diversas receitas sem alterar as características sensoriais do alimento, trazendo inúmeros benefícios a nossa saúde e auxiliando na perda de peso.

Você pode encontrar o amaranto em grãos, flocos (parecidos com os de aveia) e farinha nas lojas Relva Verde Produtos Naturais em Londrina ou pela nossa loja virtual.

Dica: a quantidade ideal de ingestão do amaranto por dia é de apenas 30g. Ele pode ser preparado como pipoca, chá, misturado em receitas de bolos, bolachas, pães e como um substituinte da farinha de trigo.

Leia Também

Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – III Nas semanas anteriores vimos as diferenças entre alergia e intolerância, em que a legislação é feita apenas para proteger as pessoas que apresentam essas doenças. Uma das doenças mais graves de alergia é chamada de doença celíaca, que pode ...
Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – II No artigo anterior falamos um pouco sobre alergias e intolerâncias e começamos a falar das dietas sem glúten. Essa semana vamos nos aprofundar no assunto para você ficar craque e sair ajudando outras pessoas a entender sobre uma das legisla...
Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – I Essa semana vamos falar de um assunto que está gerando muita polêmica: normas da ANVISA que influenciam diretamente na sua percepção do produto que está adquirindo. Uma delas é em relação ao conteúdo de glúten nos alimentos, mas antes vamo...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *