Polivitamínicos Funcionam? Para quem é indicado?

Por:
Categoria : Produtos, Saúde | 27/09/2018 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email

Sempre que se fala em suplementação alimentar, especialmente de vitaminas e minerais as dúvidas que surgem são muitas: polivitamínico funciona mesmo? E as crianças podem ou devem tomar? Gestante precisa de polivitamínico? E os vegetarianos? veganos?

A grande questão aqui é: como está a sua alimentação?

Os suplementos multivitamínicos e multiminerais são suplementos alimentares e, como o nome já diz, eles são desenvolvidos para auxiliar pessoas que possuem uma alimentação inadequada a obter os minerais e vitaminas necessários para o funcionamento do nosso organismo.

Se você tem, por exemplo, um acompanhamento nutricional (nutricionista ou nutrólogo) e segue a risca a dieta prescrita para você é bem provável que você não precise de nenhum suplemento.

Agora se você faz suas principais refeições fora de casa, não conhece a procedência dos alimentos (se é in natura ou processado) e apresenta deficiência de vitaminas ou minerais os polivitamínicos podem ser um excelente aliado!

Então quem pode precisar de polivitamínicos?

Se você possui restrições na sua dieta como uma alimentação vegana ou vegetariana, faz dietas como a lowcarb ou paleolítica, possui intolerância alimentares (glúten ou lactose), fez cirurgia bariátrica ou intestinal, ou possui restrição a consumo de determinados alimentos como carnes vermelhas, verduras, legumes, grãos, ovos ou leite é bom ficar atento e na próxima consulta ao seu médico pedir a ele que solicite um exame de acompanhamento.

Quando você não quer ou não pode consumir algum grupo de alimentos, manter uma dieta equilibrada se torna mais difícil e o surgimento de deficiências (de vitaminas e/ou minerais) mais comum.

Por exemplo: em dietas vegetarianas e veganas é comum a deficiência de Vitamina B12, que normalmente é obtida da carne, mas se ela não for equilibrada pode faltar também outras vitaminas do Complexo B e Vitamina A. Diabéticos (ou não) que fazem o controle da glicemia com dietas de baixo carboidrato (lowcarb) e precisam excluir a frutose da dieta costumam apresentar deficiência de vitamina C, E e K, e assim por diante.

Daí a importância de fazer a dosagem desses elementos através dos exames laboratoriais e fazer uso de suplementação vitamínica.

Os polivitamínicos são recomendados quando você possui deficiência alimentar em mais de uma vitamina, evitando que você precise comprar e ingerir várias cápsulas por dia.

É por isso que na informação nutricional você pode verificar a disponibilidade de cada uma das vitaminas, o BIOVITON da Unilife, por exemplo, supre 100% da necessidade de Vitaminas (Complexo B, C, D e E), mas apenas as necessidades parciais de minerais, que estão presentes em um número mais amplo de alimentos.

Já o TrioTônus da Supraervas, não atende 100% todas as vitaminas ( Vitamina A e E são parciais) como o Bioviton, mas pode ser suficiente para grande parte da população.

Crianças possuem uma necessidade diferente de vitaminas e são mais suscetíveis as deficiências devido a uma alimentação inadequada, da mesma forma gestantes, que precisam de algumas vitaminas em determinadas fases da gestação devem fazer o acompanhamento médico e manter uma alimentação mais saudável e menos processada.

Por isso o fundamental é fazer o acompanhamento com médico e nutricionista, a avaliação frequente é que irá garantir uma boa saúde!

Não se esqueça! Se você apresentar deficiência de apenas 1 vitamina ou mineral, é mais adequado realizar a suplementação apenas deste elemento! Clique aqui e veja o que temos disponível em nossa loja online!

Leia Também

Castanha do Pará (Castanha do Brasil) e os benefícios para sua saúde Ela é a amêndoa típica do Brasil e possui uma grande demanda internacional, tanto é que seu novo nome é justamente Castanha do Brasil. Mas nós a conhecemos mesmo por Castanha do Pará, já que é nesse estado que está concentrada sua produção!...
10 E-books Gratuitos para quem busca uma vida saudável Em comemoração ao Dia Nacional do Livro separamos uma lista com 10 e-books gratuitos que irão te ajudar a ter uma vida mais saudável! Eles estão disponíveis gratuitamente (em outubro de 2018) na Amazon e você não precisa ter um Kindle para...
Qual a máscara de argila ideal para sua pele? Normalmente a pele do rosto possui características diferentes da pele das demais partes do corpo, ela fica mais exposta ao sol (raios UV’s), recebe mais agentes químicos (cremes e maquiagem), além do contato com a poluição (principalmente s...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *