Posso ser atleta (ou praticante de atividades físicas intensas) e manter uma dieta vegetariana?

Por:
Categoria : Saúde | 02/05/2018 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email

Quando falamos de atividades físicas intensas, seja por um atleta profissional ou amador, como hipertrofia, corridas e maratonas, crossfit, HIIT (Treino intervalado de alta intensidade) ou qualquer outra atividade esportiva praticada com regularidade e alta intensidade, sempre fica a dúvida: Será que é possível manter uma boa saúde seguindo uma dieta vegetariana?

Sim! É possível sim, mas é preciso acompanhamento por nutricionista ou nutrológo para evitar qualquer tipo de risco à saúde e bem estar físico.

Uma dieta vegetariana equilibrada disponibiliza ao atleta ou praticante de atividades físicas intensas praticamente todos os nutrientes necessários: proteínas, carboidratos, fibras, magnésio, potássio, folato, antioxidantes e fitoquímicos.

Quais cuidados um atleta vegetariano deve tomar então?

Vitaminas

O acompanhamento de um nutricionista é fundamental já que vegetarianos podem apresentar deficiências de algumas vitaminas importantes que podem impactar no desempenho da atividade física como:

Nestes casos o nutricionista pode indicar o aumento do consumo destes alimentos ou a suplementação alimentar através de cápsulas, em especial da Vitamina B12.

Minerais

A biodisponibilidade de alguns minerais também podem ser afetadas de acordo com a dieta, necessitando a inclusão de suplementação alimentar em cápsulas ou comprimidos ou inclusão de alimentos. Os minerais que costumam apresentar déficit em atletas vegetarianos são:

Cuidados especiais

Creatina: em vegetarianos os níveis de creatina intramusculares são mais baixos, o que pode afetar o rendimento em exercícios supramáximos, que podem ser supridos a partir da suplementação com creatina monohidratada.

Testosterona: a produção deste hormônio masculino pode ser afetada, em vegetarianos, pela grande consumo de proteína de soja, a sua redução impacta no desempenho atlético daí a importância de acompanhamento nutricional para obtenção de proteína de outras fontes (arroz, ervilha, etc. )

Quais alimentos ou suplementos são indicados então para atletas vegetarianos?

Leia Também

Os benefícios do Óleo de Coco para sua pele e seus cabelos O Óleo de Coco é composto por ácidos graxos e lipídios, por isso atua como um excelente hidratante natural para peles e cabelos secos e ressecados. Ele pode contribuir inclusive para a redução das caspas, sendo indicado tanto para homens q...
Dieta Vegetariana e seus benefícios (comprovados) para doenças crônicas! Além de auxiliar no emagrecimento e, portanto, trazer inúmeros benefícios aos pacientes obesos, a dieta vegetariana também trás outros benefícios à sua saúde, em especial para pacientes com doenças crônicas, sendo muito eficiente também na ...
Dieta Vegetariana emagrece mesmo? Sim! Se você é ‘carnívoro’, optar por uma dieta vegetariana irá te ajudar sim a emagrecer e pode lhe trazer ainda muitos outros benefícios! Veja neste artigo os princípios que fazem da Dieta Vegetariana uma aliada do emagrecimento e quais ...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *