Procurando uma Ceia Vegana? Veja nossas dicas!

Por:
Categoria : Saúde | 08/12/2017 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email

É vegano e não sabe como diversificar o cardápio para as ceias de fim de ano? Vai receber a família e/ou amigos e entre eles tem veganos e está preocupado em adaptar o cardápio das ceias para atender a todos os paladares? Preparamos uma lista incrível de receitas práticas, rápidas e muito saborosas (vão conquistar o paladar até de quem não é vegano!). Monte uma combinação e aproveite o Natal e Ano Novo longe das tradicionais carnes desta época!

Entradas:

Mix de Amêndoas, Castanhas e Nozes: a entrada, nas festas de fim de ano, são super práticas e tradicionalmente acabam já sendo veganas, afinal nada melhor do que montar um mix de amêndoas, castanhas e nozes e já deixar a mesa com aquele perfume de Natal! Se você utilizar aquela bomboniere ou poncheira fica tudo ainda mais bonito! Outra opção é comprar potinhos de acrílico (daqueles de sobremesas) e montar porções individuais!

Tábua de Oleaginosas e Frutas Secas: outra tradição nesta época do ano é misturar castanhas, amêndoas e nozes com damascos turcos, ameixas, tâmaras, figos e uvas passas (polêmica!). Você pode montá-la em uma tábua mesmo, utilizar petisqueira ou ainda, suporte de docinhos para festas.

Dica extra: aproveite e coloque alguns cravos e canelas em pau para decorar e dar ainda mais perfume à mesa de entradas!

Se o serviço for à francesa ou uma ceia mais formal, você também pode aproveitar para fazer alguns petiscos frios e quentes:

Salada Oriental Agridoce: um clássico nas casas orientais que pode dar cor e sabor a sua ceia.

Salada quente com Amaranto: simples, rápida e deliciosa, essa salada fica ótima tanto para entrada como acompanhamento, a composição de cores também encantam o olhar com o tomate cereja, a rúcula e a castanha do Pará com amaranto em flocos!

Escabeche de Berinjela com Chia: é uma ótima opção para servir como uma salada fria ou com pães, torradas, canapés ou biscoitos de arroz.

Pratos Principais e Acompanhamentos:

É neste quesito que as pessoas que vão receber veganos mais costumam sofrer! Encontrar bons pratos sem carne ou queijo para quem não é vegano costuma ser bem complicado, então aproveite as opções a seguir!
Shitake Bolonhesa: saborosíssimo! O shitake com a proteína de soja, tomate e muitos temperos vão deixar a mesa perfumada! Excelente opção para prato principal, já que combina com vários outros pratos como arroz, batata e massas.

Carne Vegetal com batata: essa receita é super prática também e você pode utilizar o glúten (descrito na receita) ou optar pela proteína de soja (bife de soja), o toque especial com certeza é a pimenta síria que dá aroma e sabor ao prato!

Legumes Gratinados com Bife de Soja: assim como a receita anterior, esta também é bem prática e saborosa, a dica é caprichar nos temperos, neste caso o chimichurri, o óleo de linhaça e um toque de cravo (espetadinho) na cebola dão um toque extra de sabor e deixam a mesa perfumada!

Torta Integral de Tofu: que tal uma torta deliciosa? Essa é a proposta aqui! Com óleo de linhaça e pimenta biquinho fresca, fica saborosa e com um aroma incrível também!

Pimentão recheado: esse é prato principal e acompanhamento numa receita só! O pimentão ganha sabor com a proteína de soja, a quinoa e muitos temperos aromáticos como pimenta síria, cebola e cheiro verde. Garantia de elogios para sua ceia.

Sobremesas

Muffin Fit com Pasta de Amendoim: esse muffin também é sucesso garantido na ceia! Com pasta de amendoim, óleo de coco, cacau em pó e banana é fácil e muito saboroso! Dá até para arriscar um toque de canela na massa e/ou na cobertura.

Manjar Vegano de Coco e Ameixa: esse manjar fica divino! Substitui o clássico Manjar de Coco e é bem simples de fazer, o segredo é utilizar um leite vegetal, como o de coco e dar um toque todo especial com um pouquinho de gengibre em pó. Seus convidados vão adorar!

Pudim de chia com hibisco e morangos: esse pudim fica delicioso, é bem rápido e pode ser servido em porções individuais. Fica lindo na mesa e tem uma cor e sabor incríveis!

Tortinhas de Damasco Veganas: os damascos também não podem ficar de fora das ceias de final de ano, essa opção é super nutritiva e saborosa e também pode ser preparada com antecedência.

Lembre-se que você pode fazer muitas outras receitas para receber amigos e familiares veganos. Veja dicas de como substituir o ovo em suas receitas clicando aqui e como utilizar os leites vegetais no lugar do leite/creme de leite clicando aqui.

Leia Também

O Rock também é do bem! Conheça roqueiros famosos que são vegetarianos ou vegano... Dia 13 de Julho é o Dia Mundial do Rock! E para comemorar trouxemos hoje um artigo especial para mostrar que o rock (todo rebelde) com seus músicos (tatuados) e suas letras pouco convencionais também é do...
Ágar-ágar A Perfeição das Algas O ágar-ágar ou ágar é proveniente de diversas algas marinhas e pode ser encontrado em pó ou em cápsulas. Rico em minerais e fibra insolúvel traz benefícios para a saúde desde melhorias estéticas até a reposição de minerais essenciais para o...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *