Procurando uma Ceia Vegetariana? Veja nossas dicas!

Por:
Categoria : Saúde | 06/12/2017 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email

É vegetariano e não sabe como diversificar o cardápio para as ceias de fim de ano? Vai receber a família e/ou amigos e entre eles tem vegetarianos e está preocupado em adaptar o cardápio das ceias para atender a todos os paladares? Preparamos uma lista incrível de receitas práticas, rápidas e muito saborosas (vão conquistar o paladar até de quem não é vegetariano!). Monte uma combinação e aproveite o Natal e Ano Novo longe das tradicionais carnes desta época!

Entradas:

Mix de Amêndoas, Castanhas e Nozes: a entrada, nas festas de fim de ano, são super práticas e tradicionalmente acabam já sendo vegetarianas, afinal nada melhor do que montar um mix de amêndoas, castanhas e nozes e já deixar a mesa com aquele perfume de Natal! Se você utilizar aquela bomboniere ou poncheira fica tudo ainda mais bonito! Outra opção é comprar potinhos de acrílico (daqueles de sobremesas) e montar porções individuais!

Tábua de Oleaginosas e Frutas Secas: outra tradição nesta época do ano é misturar castanhas, amêndoas e nozes com damascos turcos, ameixas, tâmaras, figos e uvas passas (polêmica!). Você pode montá-la em uma tábua mesmo, utilizar petisqueira ou ainda, suporte de docinhos para festas.

Dica extra: aproveite e coloque alguns cravos e canelas em pau para decorar e dar ainda mais perfume à mesa de entradas!

Se o serviço for à francesa ou uma ceia mais formal você também pode aproveitar para fazer alguns petiscos frios e quentes:

Escabeche de Berinjela com Chia: é uma opção ótima para servir como uma salada fria ou com pães, torradas, canapés ou biscoitos de arroz.
Palitos Empanados de Berinjela: Muito crocante e saborosa essa entrada agrada todos os públicos! Além de ficar linda na mesa!
Salada Oriental Agridoce: um clássico nas casas orientais que pode dar cor e sabor a sua ceia.
Salada Nutritiva de Couve: O toque de mel dá um sabor especial a couve, além de poder acrescentar sementes (e até castanhas picadas)!

Pratos Principais e Acompanhamentos:

É neste quesito que as pessoas que vão receber vegetarianos mais costumam sofrer! Encontrar bons pratos sem carne para quem não é vegetariano costuma ser bem complicado então aproveite as opções a seguir! O Shitake pode ser a estrela da noite!

Shitake Bolonhesa Vegetariano: saborosíssimo! O shitake com a proteína de soja, tomate e muitos temperos vão deixar a mesa perfumada! Excelente opção para prato principal, já que combina com vários outros pratos como arroz, batata e massas.

Massa fresca com Shitake: por falar em massa, uma massa fresca com shitake e molho bechamel também é uma excelente opção e esta receita é incrível!

 

Lasanha Integral de Abobrinha e Ricota: a abobrinha tem se tornando um coringa na cozinha vegetariana, nessa receita ele faz às vezes do recheio e fica perfeito! Mas tem muitas outras formas de utilizar a abobrinha até mesmo no lugar da massa, assim como a berinjela!

Risoto de Tomate Seco e Requeijão: esse já é quase um clássico, até porque é difícil encontrar alguém que vai recusar uma porção desse risoto maravilhoso!

Arroz Integral Cremoso: uma opção bem saborosa que já une vários sabores e acompanha perfeitamente uma batata laminada ou o shitake bolonhesa.
Chilli Vegetariano: com essa receita dá até pra arriscar uma ceia temática, que tal? Além de ficar super saboroso é uma ótima opção para agradar a todos.

Sobremesas:

Salada Doce de Frutas: essa é um clássico, uma receita de família, que encanta a todos (de todas as idades!). Além de ser uma excelente opção de sobremesa ela é ótima também como acompanhamento, afinal muita gente gosta de misturar doce e salgado! Ela traz todos os sabores do Natal (figo, damasco, ameixa, nozes, amêndoas, cerejas e pêssegos).

Bolo Indiano: só o aroma desse bolo já encanta! Mas quando provarem vão ficar maravilhados! É a combinação perfeita do sabor do açúcar mascavo, demerara, canela, cravo e noz moscada. Experimente e (se) sobrar você vai ter um belo café da manhã de Natal!

Petit Gateau Zero Açúcar: belo e saboroso! Uma sobremesa clássica que também caí muito bem nas festas de fim de ano. Servido em porções individuais ele pode ser acompanhado de sorvete. Como não vai fermento, a massa pode ficar pronta e já nas forminhas, e serem assadas rapidamente (apenas 6 a 8 minutos no forno) na hora de servir!

Pão de Mel Nutritivo: essa receita é prática pois pode ser feita antes e até embalada para presente! Fica muito saborosa e com um aroma encantador!

Pudim de chia com hibisco e morangos: esse pudim fica delicioso, é bem rápido e pode ser servido em porções individuais. Fica lindo na mesa e tem uma cor e sabor incrível!

Tortinhas de Damasco Veganas: os damascos também não podem ficar de fora das ceias de final de ano, essa opção é super nutritiva e saborosa e também pode ser preparada com antecedência.

Leia Também

Dieta Paleolítica (Paleo ou Dieta das Cavernas) funciona mesmo? Sim! Entenda por... A dieta paleolítica tornou-se popular e começou a ser amplamente estudada na década de 1970, difundida pelo médico gastroenterologista Walter L. Voegtlin. Ela parte dos princípios da alimentação de nossos ancestrais, que viviam no período p...
“Dieta” do Jejum Intermitente: funcionamento, benefícios e precauções Se você está precisando perder alguns quilos é muito provável que você já tenha ouvido falar de jejum intermitente. E também é bem provável que você tenha dúvidas sobre a sua eficácia, funcionamento e resultados. Por isso, fizemos uma revi...
Emagrecer está em suas mãos! Os melhores aplicativos para te ajudar a emagrecer... Ele não sai do seu alcance e para a maioria das pessoas já está virando até um vício! Sim! Estamos falando do seu celular/smartphone. O número de linhas/aparelhos no Brasil hoje já ultrapassa o tamanho da população, o que significa que mui...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *