Psyllium: Sensacionalismo ou Eficiência?

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Categoria : Alimentos Funcionais, Saúde | 20/02/2013 | 2 comentários

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Atualmente o consumo do psyllium está na moda prometendo auxiliar na dieta de emagrecimento, melhoria do funcionamento intestinal e até mesmo redução do colesterol LDL. Saiba se essa moda é apenas sensacionalismo ou se o produto é realmente eficaz.

O psyllium é a casca retirada das sementes de uma planta do gênero Plantago. Essa casca é rica em mucilagem, fibras solúveis, insolúveis e alguns óleos essenciais para o nosso organismo.

Para confirmar se ele é realmente eficaz para os benefícios que diz trazer para a saúde, encontramos diversas pesquisas científicas que trazem resultados de diversos testes do consumo do psyllium por humanos.

Auxilio na dieta de emagrecimento:
Sendo rico em mucilagem, o psyllium tem a capacidade de absorver e reter altas quantidades de água podendo até dobrar de volume. Com essa retenção de água, em questões de minutos, o psyllium passa a formar um gel denso que é lentamente absorvido, por isso dá sensação de saciedade por um longo período de tempo.

A eficácia desse benefício é confirmada por uma pesquisa da Faculdade de Medicina X. Bichat da França. A pesquisa afirma que “o psyllium é capaz de aumentar o tempo de absorção intestinal completa e assim, a duração da fase durante a qual os substratos energéticos estão disponíveis para células corporais”, porém a maior efetividade atestada pela pesquisa é quanto à diminuição da sensação de fome por um longo período de tempo em 12 a 17%.

Melhoria do funcionamento intestinal:
Tendo o seu volume duplicado pela absorção de água e sendo rico em fibras solúveis e insolúveis, o psyllium auxilia no aumento do bolo fecal, regulariza a frequência de eliminação dos resíduos fecais e até mesmo regulariza a consistência das fezes facilitando todo o trânsito intestinal e sendo altamente recomendado para o tratamento de constipação.

Esse benefício foi comprovado por uma pesquisa realizada pelo centro de medicina da Universidade de Nebraska, a pesquisa ainda afirma que os resultados são completamente comprovados após 8 semanas do consumo de até 8 gramas de psyllium associado com o consumo adequado de água (até 2 litros por dia).

Redução do colesterol:
Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Cincinnati, Ohio o psyllium é capaz de reduzir de 4 a 9% do colesterol LDL, apesar do número parecer pequeno, essa redução é muito significativa tanto para pessoas com uma dieta com consumo de gordura reduzido como de alto consumo de gordura.

Outros benefícios
Além dos benefícios indicados na maioria dos produtos comerciais, o psyllium ainda apresenta alguns outros que são comprovados por pesquisas científicas como é o caso da pesquisa realizada pela Universidade de Léon, Espanha, que afirma que o psyllium também tem efeitos positivos confirmados para o tratamento de pessoas com diabetes tipo 2 evitando a absorção de glicose em até 12%, ainda reduz riscos de doenças cardiovasculares,  10% do ácido úrico e até mesmo os níveis de sódio sem alterar outros níveis de vitaminas e minerais.

Para obter esses benefícios, basta ingerir 8g de psyllium todos os dias e consumir bastante água para que a formação do gel e os benefícios que foram comprovados possam realmente apresentar seus efeitos. Esse produto é disponível como a própria mucilagem e em cápsulas.

Aproveite e adquira agora mesmo essa sensacional eficácia na dieta de emagrecimento, melhoria do funcionamento intestinal, redução do colesterol e absorção de glicose. Visite uma de nossas lojas em Londrina ou compre através da nossa loja virtual com entrega para todo Brasil.

Referências:

PAL, S.; RADAVELLI-BAGATINI, S. Effects of psyllium on metabolic syndrome risk factors. Obesity Reviews, v. 13, n. 11, p. 1034-1047, 2012.
PUCCIANI, F.; RAGGIOLI, M.; RINGRESSI, M. N. Usefulness of psyllium in rehabilitation of obstructed defecation. Tech Coloproctol, v, 15, n. 4, p. 377-383, 2011.
BOCK, M. de; DERRAIK, J. G. B; BRENNAM, C. M.; BIGGS, J. B.; SMITH, G. C.; CAMERON-SMITH, D.; WALL, C. R.; CUTFIELD, W. S. Psyllium supplementation in adolescents improves fat distribution and lipid profile: a randomizeeed, participant-blinded, placebo-controlled, crossover trial. Plos One, v. 7, n. 7, p. e41735, 2012.

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Comentário (2)

  1. postado por Rita em 18/11/2014

    E as referências do texto? Cadê?

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