Quais os Benefícios do Cloreto de Magnésio?

Por:
Categoria : Alimentos Funcionais, Saúde | 29/05/2015 | 2 comentários

Print Friendly, PDF & Email

Sempre que cometemos certos exageros gastronômicos saímos desesperados procurando algo que alivie os nossos sintomas. Um dos salvadores da pátria que muitos utilizam é o cloreto de magnésio.

Mas, quem pensa que ele só serve pra isso não podia estar mais enganado. Acelerar o processo digestivo é apenas o benefício mais simples. Conheça os outros benefícios da ingestão desse sal maravilhoso:

  • Sistema Nervoso Central: o magnésio desempenha papéis fundamentais nesse sistema e a falta desse mineral no nosso organismo pode causar danos neurológicos, desde perda de memória e depressão até doenças psiquiátricas mais graves. A ingestão do cloreto de magnésio previne e reduz esses quadros, além de disfunções psicomotoras.
  • Sangue: o magnésio também auxilia a aumentar a estabilidade da membrana e morfologia dos glóbulos vermelhos, auxiliando a diminuir os danos causados ao coração pela sobrecarga de ferro crônica e hipóxia crônica (baixa concentração de oxigênio).
  • Dores: pesquisas demonstraram que a ingestão de 37,5mg de cloreto de magnésio pode bloquear a hiperalgesia (alta sensibilidade a dor) e dores neuropatológicas, podendo reduzir em até 32% a intensidade da dor, incluindo cefaleias (dores de cabeça).
  • Diabetes: pesquisas mostram que a ingestão de 450mg de cloreto de magnésio é capaz de reduzir a pressão arterial em pessoas diabéticas e, potencialmente, em pessoas saudáveis. Contudo, o melhor benefício para os diabéticos, é que a ingestão pode melhorar a capacidade das células beta (uma das responsáveis pela produção de insulina) em compensar as variações na sensibilidade à insulina.

Pessoas com quantidades normais de magnésio no organismo normalmente não devem fazer ingestão exagerada. Consulte sempre seu médico inclusive para saber a dosagem correta para você.

Você encontra o cloreto de magnésio nas lojas  Relva Verde Produtos Naturais em Londrina ou em nosso site.

Referências:

IEZHITA, I. N. et al. Effect of magnesium chloride on psychomotor activity, emotional status, (…) and L-5-hydroxytryptophan. Nutriotional Neuroscience, v. 14, n. 1, 2011.

KARIMI, M. et al. Effect of combination therapy of hydroxyureia with l-carnitine and magnesium on hematologic (…) β-thalassemia intermedia.European Journal of Haematology, v. 84, p. 52-58, 2009.

ROMERO, F. G.; MORÁN, M. R. Magnesium improves the beta-cells function to compensate (…) randomized clinical trial. European Journal of Clinical Investigation, v. 41, n. 4, p. 405-410, 2011.

ROMERO, F. G.; MORÁN, M.The effect of lowering blood pressure by magnesium supplementation in diabetic (…) placebo-controlled clinical trial.Journal of Human Hypertension, v. 23, p. 245-251, 2009.

TAMBA, B. I. et al. Common trace elements alleviate pain in an experimental mouse model. Journal of Neuroscience Research, v. 91, p. 554-561, 2013.

Leia Também

Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – III Nas semanas anteriores vimos as diferenças entre alergia e intolerância, em que a legislação é feita apenas para proteger as pessoas que apresentam essas doenças. Uma das doenças mais graves de alergia é chamada de doença celíaca, que pode ...
Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – II No artigo anterior falamos um pouco sobre alergias e intolerâncias e começamos a falar das dietas sem glúten. Essa semana vamos nos aprofundar no assunto para você ficar craque e sair ajudando outras pessoas a entender sobre uma das legisla...
Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – I Essa semana vamos falar de um assunto que está gerando muita polêmica: normas da ANVISA que influenciam diretamente na sua percepção do produto que está adquirindo. Uma delas é em relação ao conteúdo de glúten nos alimentos, mas antes vamo...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Comentário (2)

  1. postado por Heimara Oliveira em 16/11/2016

    Gostei muito do artigo, mas tenho uma dúvida, o cloreto de magnésio traz algum benefício também para as articulações e dores na coluna? meu irmão coloca uma colher de sopa em 2L de água e toma diáriamente. Gostaria de saber se isso traz algum benefício nesse aspecto.

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 22/11/2016

      Olá Heimara!

      O cloreto de magnésio poderá ajudar, pois é um fixador de cálcio nos ossos, evita que o ácido úrico se deposite nas articulações, atuando também na prevenção da artrite, artose, reumatismo, osteoartrite, dores como a fibromialgia (vários males da coluna), mas aconselhamos sempre a consultar o seu médico.

      Estamos à disposição 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *