Qual a Função da Vitamina B2 (Riboflavina)?

Por:
Categoria : Produtos, Saúde | 08/07/2015 | 2 comentários

Print Friendly, PDF & Email

A B2, ou riboflavina, é uma vitamina pertencente ao complexo B e é considerada um nutriente essencial, só está presente no nosso organismo por meio da nossa alimentação. Essa vitamina está nos alimentos como uma coenzima flavina que, apenas no intestino delgado, depois de vários processos digestivos, é liberada e então absorvida como riboflavina pelo nosso organismo.

A riboflavina é uma vitamina muito importante para o bom funcionamento do nosso corpo, porque tem muita influência na “construção” das nossas células e assim na nossa saúde como um todo.

Conheça um pouco mais sobre os benefícios da vitamina B2:
•    Reparação do DNA, ou seja, evita a ocorrência de erros quando o material genético é duplicado, sendo, também, indispensável para as grávidas.
•    Metabolismo de lipídeos: essa vitamina é essencial para “queimar as gorduras” que você ingere e que ficam acumuladas no seu organismo.
•    Auxilia no bom funcionamento e crescimento de células, deixando-as saudáveis.
•    Atua como um regulador do relógio biológico.
•    Ajuda a metabolizar as outras vitaminas do complexo, como a B12.
•    É uma protetora contra danos oxidativos (como os causados pelos radicais livres).
•    Também protege contra doenças cardiovasculares e processos tumorais (cancerígenos).

DEFICIÊNCIA: 
A falta da vitamina B2 no organismo pode causar sérios problemas como mutações em fetos, neurodegeneração, neuropatias, danos à visão, baixa adaptabilidade da visão ao escuro e aumenta o risco de câncer causado por agentes químicos.

A recomendação de ingestão dessa vitamina é de 1,3mg/dia para adultos, 1,6mg/dia para gestantes e 1,8mg/dia para lactantes (durante a amamentação).

Aproveite e tenha todos esses benefícios da vitamina B2 para a sua saúde, passe em uma das lojas Relva Verde Produtos Naturais em Londrina/PR ou visite a nossa loja virtual com distribuição para todo o Brasil.

Sempre consulte um médico ou nutricionista quando suplementar algum nutriente!

Referências:

MOKASHI, et al. Study of energy transfer betwenriboflavina (vitamin B2) and AgNPs. J. Nanopart. Res., v. 16, p. 2291, 2014.
SOUZA, A. C. S. de. Riboflavina: uma vitamina multifunctional. Quim. Nova, v. 28, n. 5, p. 887-891, 2005.
LANYAU, Y. et al. Estado nutricional y vitaminas B1 y B2 em ancianos no institucionalizados. Ver.  Cubana Salud Pública, v. 29, n. 3, p. 209-214, 2003.

Gostou? Então compartilhe este artigo!

Comentário (2)

  1. postado por Joel Francelino de souza em 28/01/2018

    Bom dia ! Eu ouvi dizer que essa vitamina (B2) também serve para a memoria é verdade ?

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 29/01/2018

      Olá Joel,

      A vitamina B2 poderá ajudar.
      As vitaminas do complexo B trabalham em conjunto para promover o sistema imune e o cérebro saudável para proteger os tecidos nervosos contra a oxidação, aumento da memória e por isolar células nervosas.

      Estamos à disposição 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *