Saiba Como as Frutas Secas Podem Melhorar Sua Saúde

Por:
Categoria : Alimentos Funcionais, Saúde | 20/12/2012 | 2 comentários

Print Friendly, PDF & Email
Saiba Como as Frutas Secas Podem Melhorar Sua Saúde

Todo mundo sabe que comer frutas é muito importante para manter uma saúde impecável, mas muitas pessoas não gostam de alguns tipos de frutas ou não tem em casa com a desculpa de que elas estragam rápido e acabam sendo jogadas fora.

Pra essas desculpas temos um remédio excelente: Frutas secas.

As frutas secas são aquelas que por meio de aplicação de tecnologias industriais perdem grande quantidade da água. Essas tecnologias podem ser realizadas por aplicação de calor e liofilização.

A secagem por calor não elimina toda a água do alimento, por isso a fruta não fica crocante. Já no caso da liofilização ocorre a sublimação da água que antes é congelada em baixas temperaturas eliminando toda a água livre e deixando a fruta mais crocante.

Você deve estar se perguntando por que isso mudaria a sua vida. Simples: assim os nutrientes ficam mais concentrados, a fruta fica mais doce e o melhor de tudo com um prazo de validade bem maior. As frutas secas também são mais práticas para o consumo imediato, pois não precisam ser descascadas, lavadas e são facilmente carregadas em qualquer cantinho.

Essa é a solução perfeita para todas as desculpas possíveis para não se comer frutas.

Médicos e nutricionistas recomendam a ingestão de pelo menos 5 porções de frutas por dia, com as frutas secas fica mais fácil seguir essa recomendação. Veja só:

  • Para ingerir o que é considerado uma porção de uva, por exemplo, você deveria ingerir 10 uvas, mas se for comer uvas passas apenas uma colher de sopa basta. A uva é rica em antioxidantes como resveratrol e outras substâncias que podem prevenir problemas cardiovasculares e inclusive melhorar o funcionamento do fígado.
  • No caso da ameixa, apenas 3 unidades já são suficientes. A ameixa preta desidratada é rica em ferro e pode ser utilizada para tratamentos de anemias.
  • Para o damasco 4 unidades bastam, ele é rico em betacaroteno e vitamina A, substâncias que são ótimas para a visão, pele e cabelo.
  • Já a banana passa é rica em potássio, complexo vitamínico B e C e triptofano capaz de reduzir a ansiedade, estresse e vontade de comer doce, além de ser ótima para a saúde dos músculos. Apenas ½ banana já é o suficiente.
  • 1 unidade de figo possui quantidades de fibra dietética, minerais (incluindo o potássio) e vitaminas essenciais para a saúde.
  • Quanto a maçã, a porção pode ser de 1 xícara de chá. É repleta de fibras, flavonoides e frutose. Os flavonoides são de extrema importância para as mulheres , pois auxilia a evitar os sintomas da menopausa.
  • A tâmara contém potássio, cobre, magnésio, cálcio e carboidratos, sendo ideal para quem pratica atividades físicas. Também contém vitaminas que podem trazer efeitos calmantes. Para obter esses nutrientes 2 unidades são suficientes.

Além de todos os benefícios de cada fruta, as frutas secas possuem mais fibras que auxiliam no trânsito intestinal e triptofano capaz de dar a sensação de bem estar.

Dessa forma, as frutas secas são indicadas para todo mundo. Crianças, mulheres, homens, idosos e principalmente pessoas que querem emagrecer, pois elas dão saciedade, saúde e ainda tapeia aquela vontade de comer um doce.

ATENÇÃO: se você gosta muito dessas frutas é bom ter cuidado para não exagerar, com o processo de desidratação ou liofilização a frutose (açúcar da fruta) fica mais concentrada, assim a fruta passa a ser mais calórica, por isso as porções de frutas secas são menores.

Você deve ficar atento ao rótulo e ter cuidado com as frutas que possuem adição de açúcar, como as cristalizadas, elas são muito calóricas e podem trazer complicações metabólicas quando ingeridas em exagero.

Nas lojas Relva Verde você encontra todas essas frutas e muitas outras. Aproveite e adquira agora mesmo também através da nossa loja virtual, com entrega para todo o Brasil!

Leia Também

Cuidados com as unhas, os cabelos e a pele: previna-se com estes produtos natura... Pele, unhas e cabelos sofrem com a falta de vitaminas, minerais e proteínas, por isso é tão importante ficar atento à alimentação e aos sinais de deficiências nutricionais para garantir que estejam sempre saudáveis! Unhas As unhas são óti...
Cuidados com a Menopausa/Climatério: previna-se com estes produtos naturais Segundo a Organização Mundial da Saúde, a menopausa é definida por 12 meses consecutivos de amenorreia, sem outra causa patológica ou psicológica evidente.Os sintomas presentes na síndrome climatérica são: ondas de calor, insônia, irritabil...
Cuidados com Rins e Sistema Urinário: previna-se com estes produtos naturais As doenças renais e do trato urinário estão cada vez mais comuns, os principais fatores de risco são causas genéticas, o diabetes e a hipertensão. No caso das doenças renais &eacut...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Comentário (2)

  1. postado por Claudius em 11/12/2016

    Bom dia,

    uma sugestão: vocês poderiam montar um kit natalino com uma certa quantidade mínima de cada uma destas frutas secas , talvez proporcional a seu próprio peso e preço, e ofertar a seus clientes que não precisariam ficar tendo o trabalho de comprar item por item.

     

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 12/12/2016

      Olá Claudius,

      Agradecemos a sugestão, já encaminhamos ao departamento responsável para verificar a possibilidade de oferta do kit.

      Estamos à disposição 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *