Saúde da mulher #1

AvatarPor:
Categoria : Saúde | 13/03/2012 | Seja o 1º a comentar!

Saúde da mulher #1

Segundo a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, as mulheres, que são uma maioria de 51,3% no país, têm direito a uma situação de saúde integral devendo haver uma preocupação não só com exames médicos e tratamentos, mas também questões de lazer, alimentação, condições de trabalho, moradia e renda.

Por isso, nesse mês das mulheres, nada mais importante do que pensar em maneiras de se ter uma vida mais saudável. Saber como prevenir algumas doenças como o câncer de útero, mama, saber como retardar alguns sintomas do envelhecimento como a osteoporose, mas também descobrir maneiras de cuidar da beleza, questão muito importante para todas as mulheres. Tudo isso com o simples ato de se alimentar bem:

Prevenção contra câncer de mama e de colo de útero:

  • Como uma forma de prevenir contra o câncer de mama e de útero é extremamente importante a ingestão do Betacaroteno que é responsável pela síntese dos tecidos do corpo, além de obter diversos outros nutrientes capazes de dar aquela “corzinha bronzeada” para a pele. Os alimentos ricos em Betacaroteno são: cenoura, abobrinha, espinafre, brócolis e rúcula.
  • Outro nutriente poderoso na luta contra o câncer é o ômega 3 e 6, eles auxiliam na melhora do sistema imunológico, criação e manutenção de novos tecidos (pele) saudáveis, é um poderoso anti-inflamatório e capaz de evitar a proliferação de células cancerígenas. Você encontra o ômega -3 e -9 na linhaça, óleo de peixe, chia, óleo de coco
  • As fibras também possuem um papel muito importante na prevenção do câncer, tanto mamário como outros, pois elas melhoram o trânsito intestinal evitando que substâncias possivelmente cancerígenas fiquem por muito tempo no nosso organismo; eliminando-as de forma mais rápida o risco é eliminado.

É muito importante manter uma alimentação saudável, ingerir uma boa quantidade de frutas e vegetais (principalmente os de cores fortes como rúcula e cenoura), grãos integrais, sementes, frutas oleaginosas, muita água e fazer atividade física. Dessa forma você se manterá disposta, cheia de saúde e longe dos riscos de ter câncer, tendo muito mais tempo e ânimo pra ficar com aqueles que você ama.

IMPORTANTE: faça sempre os exames ginecológicos e preventivos como o Papanicolau, autoexame da mama e mamografia. Consulte sempre o seu médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *