Saúde da mulher #2

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Categoria : Saúde | 20/03/2012 | 1 comentário

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Saúde da mulher #2

Conforme visto no último post, a alimentação saudável é extremamente importante em se tratando da saúde feminina. Com o simples ato de comer melhor e levar uma vida mais ativa é possível se prevenir contra o câncer de mama e de colo de útero, mas com uma boa alimentação pautada na ingestão de alimentos funcionais também é possível retardar e aliviar os sintomas do temido envelhecimento como a osteoporose.

Prevenção contra a osteoporose:

Os nossos ossos são tecidos vivos que estão sempre mudando e se renovando em qualquer idade. Por isso é muito importante manter alguns cuidados para que essa renovação dos ossos ocorra de forma saudável, ingerindo a quantidade certa de cálcio, colágeno e minerais todos os dias.

Durante a fase adulta a absorção de cálcio é regular; o metabolismo consegue absorver todo o cálcio, colágeno e minerais dos alimentos, como alguns legumes, frutas, grãos e principalmente alimentos provenientes do leite.

Já na fase da menopausa ou da “melhor idade” a absorção desses nutrientes provenientes dos alimentos já não é tão eficiente, provocando uma perda significativa do tecido ósseo deixando-o poroso e fraco, por isso é extremamente importante a ingestão de complementos alimentares durante a menopausa e, ao contrário do imaginado, essa tarefa é muito simples de ser realizada.

A osteoporose causa problemas significativos como o aumento do risco de fraturas, dificuldade de recuperação dessas fraturas, perda de altura e problemas posturais. Esse desgaste ósseo é um dos sintomas comuns do envelhecimento e ocorre tanto em mulheres como em homens, mas na época da menopausa a reconstituição óssea da mulher é ainda mais precária.

Para evitar a osteoporose é necessária uma ingestão de pelo menos 1.000mg de cálcio por dia e essa ingestão pode ser feita de forma natural com um aumento da quantidade de leite, queijos e iogurtes durante, mas há um poderoso complemento natural que pode ser utilizado por todos e que não atribui nenhum tipo de efeito colateral.

A dolomita é uma rocha rica em carbonato de cálcio, magnésio e calcitriol (hormônio que fixa o cálcio nos ossos) e por isso é um potente combatente da osteoporose. Basta ingerir apenas 4g de dolomita por dia que pode ser feita diretamente do pó da dolomita ou das cápsulas de dolomita.

Para a prevenção da osteoporose também é muito importante a ingestão do colágeno responsável pela renovação celular de todos os tecidos do nosso corpo; essa ingestão pode ser feita através das balas de colágeno, colágeno hidrolisado em pó, gelatina (de origem animal) e algas marinhas (de origem vegetal). Saiba mais.

Outro nutriente muito importante para prevenir o desgaste ósseo é a vitamina D, responsável por promover a absorção do cálcio pelo intestino delgado que é distribuído para todos os nossos tecidos, inclusive os ossos.

A vitamina D é liberada das moléculas do bom colesterol em nosso organismo quando nos expomos ao sol, mas também há inúmeros alimentos que são enriquecidos com vitamina D e outros alimentos de origem animal que possuem uma pequena dose dessa vitamina como o óleo de fígado de peixe, peixes de água salgada, ovos, leite e seus derivados, carne e alguns cereais.

Para que essa vitamina seja um forte aliado na luta contra a osteoporose, é necessário uma quantidade de 15 microgramas por dia, quantidade facilmente obtida com apenas 30 minutos de sol.

Além desses nutrientes é muito importante manter um hábito alimentar saudável, sem a ingestão de muitas gorduras e realizar atividades físicas todos os dias.

Dica: consulte o seu médico regularmente e faça sempre o exame de densitometria óssea para verificar a saúde dos seus ossos e se prevenir ainda mais contra a osteoporose.

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Comentário (1)

  1. postado por Raimunda em 04/11/2014

    As orientaçoes que voces nos passam contribuem muito para uma melhor qualidade de vida das pessoas. Obrigada.

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