Saúde da mulher #3
Apesar de ser tão temida por todas as mulheres, a menopausa não é um “bicho de sete cabeças” como se imagina, apesar de ser uma fase desconfortável não quer dizer que tenha de ser. Muitas vezes manter uma vida saudável já é o suficiente para reduzir os temidos sintomas de calor, mudança de humor e ganho de peso.
A menopausa nada mais é um período fisiológico no qual o ovário para de produzir os hormônios progesterona e estrogênio e os ciclos menstruais são encerrados. Não existe uma idade determinada para o início, mas geralmente ocorre entre os 40 e 55 anos de idade. É muito importante lembrar que a menopausa não tem nenhuma relação com o primeiro ciclo menstrual, por isso, se você teve o seu primeiro ciclo muito cedo não se assuste, isso não quer dizer que a menopausa também acontecerá mais cedo.
Como todo o avanço nos estudos sobre a saúde da mulher, amenizar os sintomas da menopausa passou a ser mais fácil, eles já podem ser prevenidos com doses pequenas de hormônio e uma dieta específica durante a perimenopausa, quando os primeiros sintomas começam a aparecer como a mudança de humor, sensações de temperaturas mais exageradas e irregularidade do ciclo menstrual.
O tratamento geralmente é realizado com uma inserção dos hormônios que pararam de ser fabricados pelo próprio organismo através de comprimidos diários, mas para desacelerar ainda mais os sintomas da menopausa a grande dica é apostar nos fitoterápicos, remédios feitos a partir de plantas medicinais e vegetais.
Dessa forma pensamos em 5 dicas importantes para diminuir os sintomas da menopausa e acabar de vez com esse “bicho de sete cabeças” e passar tranquilamente por mais essa fase da vida feminina.
- Aposte numa dieta balanceada e com muita soja no cardápio. A soja possui isoflavonas, um fitoestrógeno muito semelhante aos hormônios de tratamento da menopausa, eles são capazes de diminuir consideravelmente os sintomas incluindo as ondas de calor.
- Evite alimentos à base de cafeína, pois ela pode aumentar ainda mais a sua ansiedade e ondas de calor. Evite também as gorduras saturadas, pois elas fazem com que o corpo retenha líquido e aumenta a chance do ganho de peso.
- Pratique atividades físicas todos os dias por pelo menos 30 minutos. As atividades vão diminuir o risco de doenças ósseas como a osteoporose e diminuir a desaceleração do seu metabolismo evitando que você ganhe peso com muita facilidade.
- Ingira muitos alimentos integrais, com bastante concentração de fibra. Coma muitas frutas, vegetais, peixes ou alimentos ricos em ômega 3, 6 e 9 como a linhaça, chia, óleo de coco e outros.
- Diminua e pare com todos os seus vícios, principalmente o cigarro. Estudos comprovam que o consumo exagerado de álcool ou tabaco pode tornar os sintomas da menopausa ainda mais intensos.
IMPORTANTE: consulte sempre o seu médico e nunca substitua os remédios prescritos sem autorização. O tratamento com isoflavonas deve ser adequado a sua necessidade para que não haja super dosagens.