Saúde da mulher #3

Por:
Categoria : Saúde | 27/03/2012 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email
Saúde da mulher #3

Apesar de ser tão temida por todas as mulheres, a menopausa não é um “bicho de sete cabeças” como se imagina, apesar de ser uma fase desconfortável não quer dizer que tenha de ser. Muitas vezes manter uma vida saudável já é o suficiente para reduzir os temidos sintomas de calor, mudança de humor e ganho de peso.

A menopausa nada mais é um período fisiológico no qual o ovário para de produzir os hormônios progesterona e estrogênio e os ciclos menstruais são encerrados. Não existe uma idade determinada para o início, mas geralmente ocorre entre os 40 e 55 anos de idade. É muito importante lembrar que a menopausa não tem nenhuma relação com o primeiro ciclo menstrual, por isso, se você teve o seu primeiro ciclo muito cedo não se assuste, isso não quer dizer que a menopausa também acontecerá mais cedo.

Como todo o avanço nos estudos sobre a saúde da mulher, amenizar os sintomas da menopausa passou a ser mais fácil, eles já podem ser prevenidos com doses pequenas de hormônio e uma dieta específica durante a perimenopausa, quando os primeiros sintomas começam a aparecer como a mudança de humor, sensações de temperaturas mais exageradas e irregularidade do ciclo menstrual.

O tratamento geralmente é realizado com uma inserção dos hormônios que pararam de ser fabricados pelo próprio organismo através de comprimidos diários, mas para desacelerar ainda mais os sintomas da menopausa a grande dica é apostar nos fitoterápicos, remédios feitos a partir de plantas medicinais e vegetais.

Dessa forma pensamos em 5 dicas importantes para diminuir os sintomas da menopausa e acabar de vez com esse “bicho de sete cabeças” e passar tranquilamente por mais essa fase da vida feminina.

  • Aposte numa dieta balanceada e com muita soja no cardápio. A soja possui isoflavonas, um fitoestrógeno muito semelhante aos hormônios de tratamento da menopausa, eles são capazes de diminuir consideravelmente os sintomas incluindo as ondas de calor.
  • Evite alimentos à base de cafeína, pois ela pode aumentar ainda mais a sua ansiedade e ondas de calor. Evite também as gorduras saturadas, pois elas fazem com que o corpo retenha líquido e aumenta a chance do ganho de peso.
  • Pratique atividades físicas todos os dias por pelo menos 30 minutos. As atividades vão diminuir o risco de doenças ósseas como a osteoporose e diminuir a desaceleração do seu metabolismo evitando que você ganhe peso com muita facilidade.
  • Diminua e pare com todos os seus vícios, principalmente o cigarro. Estudos comprovam que o consumo exagerado de álcool ou tabaco pode tornar os sintomas da menopausa ainda mais intensos.

IMPORTANTE: consulte sempre o seu médico e nunca substitua os remédios prescritos sem autorização. O tratamento com isoflavonas deve ser adequado a sua necessidade para que não haja super dosagens.

Leia Também

Cuidados com as unhas, os cabelos e a pele: previna-se com estes produtos natura... Pele, unhas e cabelos sofrem com a falta de vitaminas, minerais e proteínas, por isso é tão importante ficar atento à alimentação e aos sinais de deficiências nutricionais para garantir que estejam sempre saudáveis! Unhas As unhas são óti...
Benefícios e aplicações dos óleos essenciais para sua saúde e bem-estar Os óleos essenciais são conhecidos desde a antiguidade por possuírem atividades biológicas, como propriedades antibacteriana, antifúngica e antioxidante. As antigas civilizações já ...
Cuidados com Rins e Sistema Urinário: previna-se com estes produtos naturais As doenças renais e do trato urinário estão cada vez mais comuns, os principais fatores de risco são causas genéticas, o diabetes e a hipertensão. No caso das doenças renais &eacut...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *