Segurança Alimentar Também É Saúde #1

Por:
Categoria : Saúde | 14/05/2013 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email
Segurança Alimentar Também É Saúde #1

Não é só cuidando do cardápio do dia-a-dia que conseguimos garantir a nossa saúde que nos traz muita qualidade de vida. Cuidados com a segurança alimentar também é uma questão indispensável.

Segurança alimentar nada mais é que a garantia de que os alimentos não apresentem nenhum risco a nossa saúde, seja através de materiais estranhos como pedras, gravetos, pedaços de plástico e madeira, ou através de microorganismos que podem causar doenças ou até mesmo a contaminação dos alimentos por elementos químicos.

Para garantir essa segurança alimentar nas indústrias, restaurantes, lanchonetes, mercados entre outros, existe um guia de ações chamado de Boas Práticas de Fabricação, mas esse guia não se aplica apenas a áreas comerciais, também deve ser aplicado dentro de casa.

Algumas dessas ações são muito simples!
Lavar bem as mãos, alimentos e utensílios que serão utilizados durante o preparo do alimento:
Nossas mãos possuem inúmeras bactérias naturais da nossa pele, mas também acabam acumulando de outros lugares que possamos ter tocado. A contaminação mais comum acontece por causa da falta da higienização correta das mãos após ir ao banheiro ou afagar um animal de estimação.
O mesmo se aplica aos alimentos e aos utensílios; no caso dos utensílios ainda há o risco de contaminação através do local onde foi armazenado que muitas vezes só é limpo uma vez ao mês.
Para lavar bem as mãos use sabão e água corrente, esfregando bem entre os dedos, o dedão, o pulso, o dorso da mão e as pontas dos dedos.
Para lavar bem os alimentos e utensílios use uma escova limpa e coloque 1 colher de café de água sanitária em 1 litro de água; deixe de molho por 15 minutos e enxague.

Não use utensílios de madeira:
A madeira é um material poroso e absorvente, ou seja, toda vez que é molhada e usada as bactérias que podem estar presentes na superfície penetram na madeira e se proliferam, podendo causar toxinfecção. Além das bactérias ainda é um ótimo abrigo para fungos que podem causar doenças mais graves e a madeira pode soltar lascas que se misturam a comida e quando ingeridas podem causar diversos danos em todo o sistema digestivo.

Nunca consuma alimentos crus que não tenham recebido a devida higienização ou outros tratamentos que eliminem os microorganismos que podem causar doenças:
Ao aquecer o alimento você elimina inúmeros microorganismos que podem ser muito prejudiciais a saúde; alimentos crus como vegetais, frutas e hortaliças  precisam ser limpos e imersos por 15 minutos em água com água sanitária.
As toxinfecções não são apenas indisposições intestinais que causam vômito, diarreia, náuseas, febre, cólicas intestinais, coceiras na pele, entre outros como algumas pessoas pensam.
Algumas podem trazer riscos altos de vida, como no caso do Clostridium botulinum que em 6 horas pode dar paralisia respiratória seguida de morte ou então sequelas graves. Esse microorganismo está presente em conservas que não passaram por processos industriais que garantem a segurança alimentar, em carnes embutidas como a mortadela e até mesmo temperos prontos crus.

A loja Relva Verde se preocupa com todos os aspectos da sua saúde, continue conectado para saber mais sobre como garantir a sua qualidade de vida.

Leia Também

Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – III Nas semanas anteriores vimos as diferenças entre alergia e intolerância, em que a legislação é feita apenas para proteger as pessoas que apresentam essas doenças. Uma das doenças mais graves de alergia é chamada de doença celíaca, que pode ...
Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – II No artigo anterior falamos um pouco sobre alergias e intolerâncias e começamos a falar das dietas sem glúten. Essa semana vamos nos aprofundar no assunto para você ficar craque e sair ajudando outras pessoas a entender sobre uma das legisla...
Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – I Essa semana vamos falar de um assunto que está gerando muita polêmica: normas da ANVISA que influenciam diretamente na sua percepção do produto que está adquirindo. Uma delas é em relação ao conteúdo de glúten nos alimentos, mas antes vamo...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *