Semente de Sucupira: Para que Serve?

Por:
Categoria : Produtos, Saúde | 07/04/2015 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email

A semente de sucupira ou faveira vem de uma árvore aromática tradicional do cerrado brasileiro que pode atingir até 10 metros de altura. Com o nome científico igual ao de um dinossauro e com uma aparência muito exótica, a Pterodon é muito conhecida pelos seus benefícios populares.

Há muitos anos ela tem sido usada para dores reumáticas, dores de garganta, bronquite, amidalite, como analgésico e anti-inflamatório. A sabedoria popular não poderia estar mais certa.

A semente de sucupira é alvo de intensos estudos científicos que comprovam muitos desses benefícios à saúde e alguns outros que nem poderiam ser imaginados.

Por possuir diferentes nutrientes bioativos, ou seja, que não fazem parte da nutrição básica, mas que tem ação direta no nosso organismo, a semente de sucupira já foi comprovada pelos seguintes benefícios:

  • Antimicrobiano (S. aureus causador de toxinfecções alimentares) e evita parasitas (proteção contra penetração de cercarias que causam a esquistossomose);
  • Atua contra a artrite;
  • Anti-inflamatório;
  • Antioxidante;
  • Tripanossomicida (evita a doença de Chagas);
  • É um poderoso broncodilatador;
  • Tem atividade larvicida do Aedes aegypti (mosquito da dengue);
  • Antiplaquetário (previne a formação de coágulos);
  • Antiproliferativa de células humanas cancerígenas (evita a proliferação do câncer).

A semente de sucupira pode ser usada como chá. Para isso você precisa quebrar as sementes com a ajuda de um martelo e ferver 12 sementes em 3 litros de água por um minuto e deixar 5 minutos em infusão. Algumas pessoas também colocam a semente quebrada em garrafas de vinho.

Aprenda a fazer o chá de sucupira:

Aproveite e tenha todos esses benefícios de um produto natural verdadeiramente brasileiro. Passe em uma das lojas Relva Verde em Londrina ou visite nossa loja virtual com distribuição para todo o Brasil.

Referências:
DUTRA, R. C. et al. Atividade antimicrobiana e leishmanicida das sementes de PterodonemarginatusVogel. Revist. Brasileira de Farmacognosia, v. 19, n. 2ª, p. 429-435, 2009.
EUZEBIO, F. P. G. Effect of 6α,7β-dihydroxyvouacapan-17β-oic and its derivates on the growth of human cancer cells. Bioorg.Chem., v. 37, n. 3, p. 96-100, 2009.
HANSEN, d. HARAGUCHI, M> ALONSO, A> Pharmaceutical properties of “sucupira” (Pterodon spp.).Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 46, n. 4, p. 607-6016, 2010.
VELOZO et al. Pterodonpolygalaeflours essential oil modulates acute inflammation and b and T lymphocytes activation. The American Journal of Chinese Medicine, v. 41, n. 3, p. 545-563, 2013.

Leia Também

Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – III Nas semanas anteriores vimos as diferenças entre alergia e intolerância, em que a legislação é feita apenas para proteger as pessoas que apresentam essas doenças. Uma das doenças mais graves de alergia é chamada de doença celíaca, que pode ...
Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – II No artigo anterior falamos um pouco sobre alergias e intolerâncias e começamos a falar das dietas sem glúten. Essa semana vamos nos aprofundar no assunto para você ficar craque e sair ajudando outras pessoas a entender sobre uma das legisla...
Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – I Essa semana vamos falar de um assunto que está gerando muita polêmica: normas da ANVISA que influenciam diretamente na sua percepção do produto que está adquirindo. Uma delas é em relação ao conteúdo de glúten nos alimentos, mas antes vamo...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *