Vitamina B12 (Cobalamina)

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Categoria : Produtos, Saúde | 03/03/2015 | Seja o 1º a comentar!

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A cobalamina, como também é conhecida a vitamina B12, é fundamental para todos os músculos do nosso organismo, sistema nervoso e saúde do sangue. Essa vitamina não é produzida no nosso corpo e por isso deve ser ingerida na alimentação ou através de suplementação.

A dose diária a ser ingerida, segundo a FoodandNutritionalBoard é de 2,4 microgramas para adultos, 1,2 para crianças e 2,8 para gestantes e lactantes. Como é produzida por alguns microrganismos presentes em produtos de origem animal e poucos alimentos vegetais possuem essa vitamina, é extremamente importante para os vegetarianos realizarem a suplementação, evitando anemias, derrames e até mesmo doenças cardiovasculares.

Novas pesquisas estão testando a possibilidade de ingestão de doses mais altas dessa vitamina como tratamento para a depressão e outros distúrbios mentais, contudo, concentrações muito altas também podem ser prejudiciais à saúde, por isso é de extrema importância tomar a cobalamina com orientação médica.

É possível encontrar a vitamina B12 em alimentos de origem animal como fígado, coração, pescados (principalmente salmão), leite e ovos (em menor quantidade que nos outros). Mas também é possível encontrar essa vitamina na spirulina (alga), levedo de cerveja e alguns cereais que são enriquecidos com essa vitamina.

Existem suplementos fármacos da vitamina B12 que podem ser encontrados em comprimidos, xaropes ou até mesmo de forma injetável.

A deficiência dessa vitamina pode ocasionar desordens neurais e menstruais, anemia, língua lisa e irritável, além da conhecida flacidez irritável.

DICA IMPORTANTE: pessoas que seguem as dietas ovolactovegetarianas e vegetarianas precisam ter muita atenção às concentrações das vitaminas do complexo B, já que as fontes com maior concentração dessas vitaminas são alimentos de origem animal. Para isso é extremamente importante realizar exames que comprovem a deficiência dessas vitaminas e acompanhamento médico para a reposição.

Referências:

DALI-YOUCEF, N. ANDRÈS, E.An update on cobalamin deficiency in adults. Q. J. Med.: v. 102, p. 17-28, 2009.

HUNT, A; HARRINGTON, D. ROBINSON, S. Vitamin B12 deficiency. BMJ (Clinical Review Education): v. 32, n. 4, p. 615-622, 2014.

QUADROS, E. V. Advances in the understanding of cobalamin assimilation ad metabolism. British Journal of Haematology, v. 148, p. 195-204, 2009.

PEDRO, N. Dieta vegetariana – factos e cantradições. Artigos de Revisão (Medicina Interna): v. 17, n. 3, p. 173-178, 2010.

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