Vitamina B9 (Ácido Fólico)

Eng.ª de Alimentos Evelyn Marssola CastroPor:
Categoria : Saúde | 08/09/2015 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email

Você consegue imaginar um nutriente tão importante para a nossa saúde que até a ANVISA obriga a sua adição em farinhas para que toda a população tenha acesso a ele?

Esse é o ácido fólico!

Também conhecido como vitamina B9, é essencial para a nossa saúde. Apenas plantas e micro-organismos (bactérias) são capazes de produzir esse nutriente, por isso devemos adicionar essa vitamina através da alimentação ou suplementação por cápsulas.

Antigamente era mais comum a gestação de bebês com deficiência no tubo neural, ou seja, anencéfalos. Pesquisas científicas por todo o mundo se esforçaram para encontrar a razão desse problema e uma das respostas foi a deficiência do ácido fólico. Por isso, em 2002, a ANVISA e muitos outros órgãos internacionais decidiram que deveria ser obrigatória a adição do ácido fólico, juntamente com o ferro, em farinhas de trigo e milho que são acessíveis para toda a população.

Além de melhorar o desenvolvimento neural dos bebês quando ingerido pelas mães, o ácido fólico também é muito importante para os adultos. A deficiência desse nutriente pode causar depressão, perda de memória e prejuízo nos processos cognitivos.

Pesquisas também têm mostrado que uma ingestão adequada de ácido fólico pode auxiliar a diminuir os níveis de homocisteína, ou seja, reduzem a inflamação dos tecidos das nossas artérias e assim podem auxiliar a normalizar a pressão arterial que é essencial para pessoas hipertensas. Nesse caso, a ingestão recomendada pelos pesquisadores é de 15mg ao dia, tendo efeito significativo após ser ingerido por pouco mais de um mês.

Como se não fosse suficiente, a vitamina B9 ainda tem mais um papel importante na nossa vida. É um co-fator, ou seja, um auxiliar na replicação correta do nosso DNA que é essencial para a renovação dos nossos tecidos, como a parede do nosso intestino ou até a pele na cicatrização de uma ferida. Se o nosso DNA se duplica de forma errada, pode causar tumores que podem se tornar cancerígenos. Por isso, pesquisas tem demonstrado que uma boa ingestão de ácido fólico pode ajudar a evitar o aparecimento do câncer, principalmente no nosso intestino que tem a “pele” renovada o tempo todo.

A recomendação diária de ingestão para adultos é de 3,1μg/dia por kg que a pessoa tiver, por exemplo, uma pessoa pesando 70kg deveria ingerir 217μg/dia de ácido fólico.

A ingestão pode ser feita por cápsulas de forma bem prática e controlada, mas alguns alimentos também apresentam esse nutriente na sua composição:

Lentilha (100g) – 179μg de ácido fólico;
Feijão branco cozido (1/2 xíc.) – 144μg;
Amendoim (70g) – 90μg;
Gérmen de trigo (1/4 xíc.) – 81μg;
Pão integral (1 fatia) – 14μg.

Adquira já esse nutriente essencial para a vida. Passe em uma da lojas Relva Verde Produtos Naturais em Londrina ou visite a nossa loja virtual com distribuição para todo o Brasil.

 

Referências

BALUZ, et al. O papel do ácido fólico na prevenção e na terapia oncológica: revisão. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 48, n. 4, p. 597-607, 2002.
BARICHELLO, T. et al. Folic acid prevented cognitive impairment… Journal of Neural Transmission, v. 122, n. 5, p. 643-651, 2015.
BASZCZUK, et al. Impact pf administration of folic acid on selected indicators…Postepy Hig. Med. Dosw,, v. 69, p. 429-435, 2015.
KOHEN, V. L.  et al. A pilot of folic acid…Nutri. Hosp., v. 28, n. 3, p. 807-815, 2013
RDC nº344, de 13 de dezembro, 2002.
VANNUCCHI, H.; MONTEIRO, T. H. Funções plenamente reconhecidas de nutrientes: ácido fólico. São Paulo: ILSI Brasil – International Life Sciences Institute da Brasil, v. 10, 2010.

Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *