Vitaminas B: fontes e funções

Por:
Categoria : Alimentos Funcionais, Saúde | 07/01/2014 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email
Vitaminas B: fontes e funções

Nosso corpo é um sistema de funcionamento muito complexo. Para mantermos nossa saúde em dia precisamos ter alguns cuidados essenciais e um dos principais é alimentação.

A ingestão de vitaminas é extremamente importante e nessa série estamos conhecendo as fontes e as funções de cada grupo de vitaminas.

Nessa semana, vamos conhecer um pouco mais sobre as vitaminas conhecidas como do complexo B: B1, B2, B6 e B12 que são do grupo de vitaminas consideradas hidrossolúveis.

•    Vitamina B1 – essa vitamina, também chamada de tiamina, atua como coenzima a conversão de carboidratos em energia atuando muito nos músculos no sistema nervoso.
– É encontrado em grandes concentrações no levedo de cerveja, arroz integral, nozes, gérmen de trigo, flocos de aveia e pão integral.
– Alguns sintomas relacionados à falta dessa vitamina são fadiga, perda de apetite, náusea, fraqueza muscular, falta de concentração e rachaduras no pé.

•    Vitamina B2 – conhecida como riboflavina, essa vitamina também auxilia na conversão de aminoácidos, ácidos graxos e açúcares em energia, contudo tem um papel crucial para a manutenção e produção dos nossos tecidos, como pele, cartilagens, unhas, etc.
– É possível encontrar a vitamina B no abacate, amendoim, nozes, levedo de cerveja, soja, legumes e verduras de cor verde (principalmente as escuras) e também no leite, carne e ovos.
– A deficiência dessa vitamina pode ocasionar falha no crescimento, dermatites, queda de pelos, conjuntivite, anemia, dificuldade de cicatrização, entre outros.

No artigo da próxima semana iremos continuar a ver as vitaminas hidrossolúveis. Conhecer um pouco mais sobre a sua função no nosso organismo, quais são suas principais fontes alimentares e principalmente os sintomas que a falta dessas vitaminas podem causar no nosso organismo. Aguardem!

Leia Também

Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – III Nas semanas anteriores vimos as diferenças entre alergia e intolerância, em que a legislação é feita apenas para proteger as pessoas que apresentam essas doenças. Uma das doenças mais graves de alergia é chamada de doença celíaca, que pode ...
Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – II No artigo anterior falamos um pouco sobre alergias e intolerâncias e começamos a falar das dietas sem glúten. Essa semana vamos nos aprofundar no assunto para você ficar craque e sair ajudando outras pessoas a entender sobre uma das legisla...
Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – I Essa semana vamos falar de um assunto que está gerando muita polêmica: normas da ANVISA que influenciam diretamente na sua percepção do produto que está adquirindo. Uma delas é em relação ao conteúdo de glúten nos alimentos, mas antes vamo...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *