Vitaminas E e K: fontes e funções

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Categoria : Alimentos Funcionais, Saúde | 20/12/2013 | 1 comentário

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Vitaminas E e K: fontes e funções

Continuando a série sobre vitaminas, nessa semana você vai conhecer as outras duas vitaminas do grupo lipossolúvel, suas funções, fontes e alguns dos sintomas que a falta delas pode causar no nosso organismo. Mas nunca se esqueça, é sempre muito importante consultar um médico, cada corpo reage de uma forma e tem as quantidades certas que precisam ser ingeridas de cada nutriente. O excesso também causa prejuízos a saúde.

•    Vitamina E

– Também conhecida como tocoferol,  é encontrada em 4 tipos diferentes e cada uma com uma função no nosso organismo (alfa, beta, gama e delta). É o principal defensor do nosso organismo contra o dano oxidativo, principalmente dos pulmões e células sanguíneas (porque são muito expostos ao oxigênio, causar da oxidação) e consecutivamente de outros tecidos. Previne doenças coronárias e melhora a resposta imunológica. O calor destrói a vitamina E, por isso é contra indicado o consumo de alimentos fritos, sem a proteção dessa vitamina eles oxidam muito rápido e trazem danos a saúde.
– É encontrada em grandes concentrações em óleos vegetais como de linhaça, gérmen de trigo, gergelim, entre outros. Também é encontrada em menores concentrações em algumas frutas e verduras, mas principalmente em sementes oleaginosas como nozes e castanhas.
– É muito raro acontecer a deficiência dessa vitamina já que muitos alimentos possuem esse nutriente. Observou-se a deficiência apenas em bebês prematuros causando anemia em adultos com uma dieta extremamente pobre em gorduras vegetais e a  perda de coordenação muscular e reflexos, além de fala e visão prejudicadas.

•    Vitamina K

– É a responsável pela síntese de proteínas que ajudam o sangue a coagular. Também é essencial para a formação óssea juntamente com a vitamina D e assim reduz riscos de fraturas, principalmente a de quadris, mais comum em mulheres. Está presente em diversos alimentos, mas também é obtida através da síntese realizada pelas bactérias do nosso intestino fornecendo cerca de 10% desse nutriente.
– A vitamina K é amplamente encontrada em vegetais folhosos de cor verde-escuro como espinafre, rúcula, couve, folha de nabo entre outros; pode ser encontrada em repolhos e alguns óleos vegetais como o de soja e de canola.
– A deficiência dessa vitamina também é muito rara já que 10% é produzida pelas bactérias do nosso próprio intestino e por ser encontrada em um boa quantidade nos vegetais. Os grupos que necessitam de maior atenção quanto a quantidade dessa vitamina presente no organismo são recém-nascidos e idosos. Pessoas com cirurgias cardíacas não podem ter altas concentrações de vitamina K para que o sangue não coagule tão facilmente a ponto de entupir alguma veia.

No artigo da próxima semana iremos começar a conhecer as vitaminas hidrossolúveis C e do complexo B indispensáveis para o nosso organismo e com uma atenção especial para as pessoas que seguem uma dieta vegetariana que precisam suplementar as vitaminas do complexo que são vitais para uma boa saúde. Fique ligado!

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Comentário (1)

  1. postado por luniynha em 12/06/2015

    aoiiiiii essseeee ssaaite é uma sheat de bom . nn

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