Xilitol e Eritritol: adoçantes saudáveis e seguros para Diabéticos (e para toda família)

Por:
Categoria : Produtos, Saúde | 16/03/2017 | 7 comentários

Print Friendly, PDF & Email

Já falamos sobre os tipos de adoçantes e os benefícios da estévia neste outro artigo aqui. Hoje vamos falar de 2 novos adoçantes ou substâncias edulcorantes que estão se tornando mais comum no mercado: o Xilitol (ou Xylitol) e o Eritritol.

Xilitol

O Xilitol é um edulcorante derivado do milho (por processo químico ou biotecnológico) e já é amplamente utilizado na indústria alimentícia, sendo já autorizado pela FDA (Food and Drug Administration).

Além de ter uma aparência e sabor parecido com o açúcar convencional, ele possui 40% menos calorias e baixo índice glicêmico. A sua principal vantagem para diabéticos é que ele não afeta a insulina e por ter uma quantidade reduzida de calorias também é ideal para quem está fazendo dietas de redução de peso.

Além de adoçar, o Xilitol possui alguns benefícios ‘adicionais’ a sua saúde como, por exemplo, prevenir a placa bacteriana e as cáries; alcalinizar a saliva, reduzindo a corrosão do esmalte dos dentes evitando também gengivite; aumentar a absorção de cálcio (auxiliando na saúde dos dentes e dos ossos) e evitar infecções nos ouvidos e sinus, já que as bactérias que causam essas infecções são as mesmas que causam cáries e gengivite.

Quanto ao seu consumo, recomenda-se a ingestão máxima de 60g diárias (de preferência de forma espaçada, de no máximo 20g cada), doses maiores podem causar efeito laxativo.

O Xilitol também é utilizado como conservante alimentício, já que oferece resistência ao crescimento de microorganismos. Ele tem sido muito utilizado em bebidas, balas e gomas de mascar com sabor de menta, pois proporciona um efeito refrescante na boca, quando entra em contato com a saliva.

Há muitos estudos em andamento que buscam estabelecer outras aplicações clínicas para o tratamento de diabetes, desordem no metabolismo de lipídeos, lesões renais e parenterais, bem como para prevenir otite, infecções pulmonares e osteoporose.

Só um cuidado: ele é tóxico para cães!

Eritritol

O Eritritol tem um sabor bem próximo do açúcar convencional, com índice glicêmico zero, contém apenas 6% das calorias e 70% da doçura do açúcar. Ele é obtido a partir da fermentação de amido (normalmente do milho), possui o maior poder refrescante entre os edulcorantes e praticamente não é metabolizado pelo organismo, ou seja, não altera a insulina ou os níveis de glicose, sendo eliminado em 24 horas.

Por ter apenas 6% das calorias do açúcar é um dos adoçantes mais indicados para quem está buscando emagrecer!

O Eritritol, assim como o Xilitol, não fermenta na boca, prevenindo também a degradação dos dentes.

Como ele não é digerido pelo organismo, não altera a insulina, e assim como o Xilitol, em excesso pode causar náuseas.

Possui entre as suas características, a resistência à altas temperaturas, podendo ser utilizado no preparo de diversas sobremesas, além do uso como adoçante de mesa. Ele substitui o açúcar na mesma proporção.

Assim como o Xilitol, é amplamente utilizado na indústria alimentícia de mais de 50 países e já foi classificado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como seguro.

 

Referências

MUSSATTO, S. ; ROBERTO, I. Xilitol: Edulcorante com efeitos benéficos para a saúde humana. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. vol. 38, n. 4, out./dez., 2002.

Dossiê edulcorantes. FoodIngredients Brasil Nº 24 – 2013. Disponível em: www.revista-fi.com/materias/302.pdf

 

 

Leia Também

Qual a máscara de argila ideal para sua pele? Normalmente a pele do rosto possui características diferentes da pele das demais partes do corpo, ela fica mais exposta ao sol (raios UV’s), recebe mais agentes químicos (cremes e maquiagem), além do contato com a poluição (principalmente s...
Não perca a Luta Contra o Câncer de Mama para uma “Fake News” O Outubro Rosa é o mês de prevenção e luta contra o câncer de mama. Junto com a popularização dos celulares, redes sociais e toda a facilidade que a internet nos trouxe, estamos diante de outro grave problema: as Fakes News que atingem tamb...
Polivitamínicos Funcionam? Para quem é indicado? Sempre que se fala em suplementação alimentar, especialmente de vitaminas e minerais as dúvidas que surgem são muitas: polivitamínico funciona mesmo? E as crianças podem ou devem tomar? Gestante precisa de polivitamínico? E os vegetarianos?...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Comentário (7)

  1. postado por Ana Maria Pierson em 04/07/2017

    Faço Nutrição e são assuntos que me interessam. Desde que sejam artigos Que sigam a ética profissional e de acordo com OMS, Anvisa, Ministério da Saúde.

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 04/07/2017

      Olá Ana Maria,
      Agradecemos o seu comentário.
      Os artigos são escritos por profissionais, sempre com base em estudos e referências teóricas.
      Estamos à disposição 😉

  2. postado por Andrea em 16/09/2017

    O Eritritol segundo o conteudo acima parece ter mais vantagens que o Xilitol. Então porque o xilitol ganhou mais espaço na midia e é mais caro?
    Sempre vejo recomendações do uso do xilitol e raramente do eritritol. Porque?

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 18/09/2017

      Olá Andrea,

      Na verdade os dois edulcorantes possuem muitos benefícios quando comparados ao açúcar comum, em especial o refinado. O preço deles, em nossa loja online é idêntico e ambos são muito utilizados na indústria alimentícia. Não temos informação de porque um ganhou mais espaço na ‘mídia’ como você cita do que o outro, mas há duas diferenças importantes: (1) o xilitol tem poder edulcorante idêntico ao da sacarose (açúcar comum), enquanto o eritritol tem um poder um pouco menor, em torno de 60 a 80% da sacarose. (2) o eritritol tem maior poder ‘refrescante’, o que pode não ser adequado para o uso em todos os tipos de receitas.

      Estamos à disposição 😉

  3. postado por JOÃO ALVES DE ALMEIDA FILHO em 12/03/2018

    Qual o custo desses produtos? Adoçante Xilitol e Eritritol?

  4. postado por JOÃO ALVES DE ALMEIDA FILHO em 12/03/2018

    Minha filha me indicou esse adoçante, inclusive ela usa o Linea Stevia 100%, com um envelope equivale a duas colheres de açucar..mais preferi dá atenção aos senhores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *