Xilitol e Eritritol: adoçantes saudáveis e seguros para Diabéticos (e para toda família)

AvatarPor:
Categoria : Produtos, Saúde | 16/03/2017 | 8 comentários

Print Friendly, PDF & Email

Já falamos sobre os tipos de adoçantes e os benefícios da estévia neste outro artigo aqui. Hoje vamos falar de 2 novos adoçantes ou substâncias edulcorantes que estão se tornando mais comum no mercado: o Xilitol (ou Xylitol) e o Eritritol.

Xilitol

O Xilitol é um edulcorante derivado do milho (por processo químico ou biotecnológico) e já é amplamente utilizado na indústria alimentícia, sendo já autorizado pela FDA (Food and Drug Administration).

Além de ter uma aparência e sabor parecido com o açúcar convencional, ele possui 40% menos calorias e baixo índice glicêmico. A sua principal vantagem para diabéticos é que ele não afeta a insulina e por ter uma quantidade reduzida de calorias também é ideal para quem está fazendo dietas de redução de peso.

Além de adoçar, o Xilitol possui alguns benefícios ‘adicionais’ a sua saúde como, por exemplo, prevenir a placa bacteriana e as cáries; alcalinizar a saliva, reduzindo a corrosão do esmalte dos dentes evitando também gengivite; aumentar a absorção de cálcio (auxiliando na saúde dos dentes e dos ossos) e evitar infecções nos ouvidos e sinus, já que as bactérias que causam essas infecções são as mesmas que causam cáries e gengivite.

Quanto ao seu consumo, recomenda-se a ingestão máxima de 60g diárias (de preferência de forma espaçada, de no máximo 20g cada), doses maiores podem causar efeito laxativo.

O Xilitol também é utilizado como conservante alimentício, já que oferece resistência ao crescimento de microorganismos. Ele tem sido muito utilizado em bebidas, balas e gomas de mascar com sabor de menta, pois proporciona um efeito refrescante na boca, quando entra em contato com a saliva.

Há muitos estudos em andamento que buscam estabelecer outras aplicações clínicas para o tratamento de diabetes, desordem no metabolismo de lipídeos, lesões renais e parenterais, bem como para prevenir otite, infecções pulmonares e osteoporose.

Só um cuidado: ele é tóxico para cães!

Eritritol

O Eritritol tem um sabor bem próximo do açúcar convencional, com índice glicêmico zero, contém apenas 6% das calorias e 70% da doçura do açúcar. Ele é obtido a partir da fermentação de amido (normalmente do milho), possui o maior poder refrescante entre os edulcorantes e praticamente não é metabolizado pelo organismo, ou seja, não altera a insulina ou os níveis de glicose, sendo eliminado em 24 horas.

Por ter apenas 6% das calorias do açúcar é um dos adoçantes mais indicados para quem está buscando emagrecer!

O Eritritol, assim como o Xilitol, não fermenta na boca, prevenindo também a degradação dos dentes.

Como ele não é digerido pelo organismo, não altera a insulina, e assim como o Xilitol, em excesso pode causar náuseas.

Possui entre as suas características, a resistência à altas temperaturas, podendo ser utilizado no preparo de diversas sobremesas, além do uso como adoçante de mesa. Ele substitui o açúcar na mesma proporção.

Assim como o Xilitol, é amplamente utilizado na indústria alimentícia de mais de 50 países e já foi classificado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como seguro.

 

Referências

MUSSATTO, S. ; ROBERTO, I. Xilitol: Edulcorante com efeitos benéficos para a saúde humana. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. vol. 38, n. 4, out./dez., 2002.

Dossiê edulcorantes. FoodIngredients Brasil Nº 24 – 2013. Disponível em: www.revista-fi.com/materias/302.pdf

 

 

Leia Também

Ginecologia natural: o poder das ervas a serviço da saúde da mulher Você já deve ter ouvido de sua mãe, avó, tia, sogra, que os banhos de assento são ótimos para muitas ‘coisas de mulher’ (como elas diziam!) Você já sabe que a fitoterapia funciona, já faz (inclusive) parte dos tratamentos oferecidos pelo S...
Arnica os benefícios e cuidados com o uso! A arnica é bem conhecida na medicina popular, fitoterápica e na homeopática, mas é justamente o fato de ser tão “conhecida” (e ao mesmo tempo DESCONHECIDA) que torna seu uso um risco! Ela é um dos fitoterápicos mais antigos, sendo sua indi...
Cozinha internacional? A sua pode ser! Veja mix de temperos de várias partes do ... Os temperos trazem sabores diferentes aos nossos pratos, eles aguçam nosso paladar e permitem que um prato simples se torne sofisticado e até internacional com algumas pitadas dos ingredientes certos! Mas como aproveitar todo esse potenc...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Comentário (8)

  1. postado por Ana Maria Pierson em 04/07/2017

    Faço Nutrição e são assuntos que me interessam. Desde que sejam artigos Que sigam a ética profissional e de acordo com OMS, Anvisa, Ministério da Saúde.

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 04/07/2017

      Olá Ana Maria,
      Agradecemos o seu comentário.
      Os artigos são escritos por profissionais, sempre com base em estudos e referências teóricas.
      Estamos à disposição 😉

  2. postado por Andrea em 16/09/2017

    O Eritritol segundo o conteudo acima parece ter mais vantagens que o Xilitol. Então porque o xilitol ganhou mais espaço na midia e é mais caro?
    Sempre vejo recomendações do uso do xilitol e raramente do eritritol. Porque?

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 18/09/2017

      Olá Andrea,

      Na verdade os dois edulcorantes possuem muitos benefícios quando comparados ao açúcar comum, em especial o refinado. O preço deles, em nossa loja online é idêntico e ambos são muito utilizados na indústria alimentícia. Não temos informação de porque um ganhou mais espaço na ‘mídia’ como você cita do que o outro, mas há duas diferenças importantes: (1) o xilitol tem poder edulcorante idêntico ao da sacarose (açúcar comum), enquanto o eritritol tem um poder um pouco menor, em torno de 60 a 80% da sacarose. (2) o eritritol tem maior poder ‘refrescante’, o que pode não ser adequado para o uso em todos os tipos de receitas.

      Estamos à disposição 😉

  3. postado por JOÃO ALVES DE ALMEIDA FILHO em 12/03/2018

    Qual o custo desses produtos? Adoçante Xilitol e Eritritol?

  4. postado por JOÃO ALVES DE ALMEIDA FILHO em 12/03/2018

    Minha filha me indicou esse adoçante, inclusive ela usa o Linea Stevia 100%, com um envelope equivale a duas colheres de açucar..mais preferi dá atenção aos senhores.

  5. postado por Carlos em 26/11/2018

    Excelente conteúdo
    https://nutrindoideias.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *